São Paulo, sábado, 13 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegado que libertou garota vai a julgamento

AMAURY RIBEIRO JR.
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O delegado Antônio João dos Reis, chefe da operação de resgate da estudante Paula Zamboni, de Além Paraíba (MG), será julgado por homicídio em 22 de junho na comarca de Betim (região metropolitana de Belo Horizonte).
Ele é acusado de assassinar com dois tiros de escopeta, em fevereiro de 92, o caminhoneiro Jorge Edvard Xavier. O crime ocorreu em Tejuco, distrito de Brumadinho (50 km de Belo Horizonte).
Reis é diretor do Deoesp (Departamento Estadual de Operações Especiais), que investiga casos de sequestro. Segundo a denúncia da promotoria, o delegado atirou em Xavier depois de derrubá-lo. Para a promotoria, o delegado assassinou ``a sangue frio" o caminhoneiro para se vingar do filho.
``Em 30 de março de 90, o filho do delegado se envolveu numa briga com o caminhoneiro", disse a promotoria na denúncia. Segundo o processo, Carlos Eduardo Reis, filho do delegado, foi expulso da Polícia Civil por assalto. Ele foi condenado a cinco anos de prisão e está foragido.
O delegado nega, em seu depoimento na Corregedoria de Polícia Civil de Minas, ter participado do assassinato. Segundo Reis, ele estava em seu sítio na hora do crime. Ele afirma apenas que o seu filho, Carlos Eduardo Reis, esteve envolvido em uma briga com Xavier.
O Tribunal de Justiça transferiu o julgamento de Brumadinho para Betim, atendendo pedido da promotoria de Justiça, que alega que vários jurados e testemunhas estariam sofrendo ameaças.
Para o promotor criminal Reginaldo Cresta, ``estão querendo transformar o réu em um herói para livrá-lo do crime". O delegado Reis iria ser recebido ontem à noite pelo governador Eduardo Azeredo (PSDB), devido ao desfecho do sequestro da estudante.
Procurado pela Agência Folha, Reis não foi achado até as 18h de ontem.

Texto Anterior: Justiça concede habeas corpus a acusado de crime
Próximo Texto: Alunos da PUC são suspensos por trote violento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.