São Paulo, sábado, 13 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sindicalista vai raspar a cabeça por Zumbi

BETINA BERNARNES
DA REPORTAGEM LOCAL

Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), prometeu ontem que vai raspar a cabeça hoje num ``protesto singelo" contra a história oficial brasileira.
Vicentinho foi um dos jurados do ``Tribunal Popular Simulado Zumbi dos Palmares".
``Não podemos concordar que o dia 13 de Maio seja o dia da libertação dos escravos. A verdadeira liberdade começou em 20 de novembro, no quilombo de Palmares", afirmou.
``Vou raspar minha cabeça e ficar com ela raspada até o próximo dia 20 de novembro, e, a quem me perguntar, direi que raspei por causa de Zumbi", disse Vicentinho.
(BB)

O 13 de Maio terá várias comemoração em São Paulo. Setores do movimento negro homenageiam hoje dona Maria do Carmo Jerônimo, 124 anos. Ex-escrava, ela é considerada a mulher mais velha do mundo.
Às 10h, haverá um ato ecumênico na igreja do Paissandu do Rosário dos Homens Pretos. Depois, haverá passeata até a rua 13 de Maio, no Bixiga (centro).
A central Força Sindical também preparou eventos para o 13 de Maio, com homenagens aos abolicionistas e lançamento da Secretaria Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento da Igualdade Racial da Força Sindical, no largo do Arouche (região central), às 10h30.

Texto Anterior: Movimento negro 'condena' Estado por praticar racismo
Próximo Texto: Secretaria implanta projeto para melhorar aprendizado no Estado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.