São Paulo, sábado, 13 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

VAIVÉM DAS COMMODITIES
PARALISAÇÃO 1
As cooperativas do Sul do país retomam na segunda-feira as operações de comercialização apenas de produtos agrícolas. Continuam suspensas as compras de insumos, como máquinas e fertilizantes.

PARALISAÇÃO 2
Segundo a Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), a decisão visa a impedir que os produtores aumentem ainda mais as suas dívidas, diante da indefinição sobre o crédito agrícola.

CRÉDITO
Para o chefe do Departamento Econômico da Ocepar, Nelson Costa, com o fim da TR ficou um vácuo no tocante à correção das operações de crédito para o setor. A TJLP, segundo ele, não pode ser aplicada a qualquer financiamento.

TRIGO 1
Os produtores estão adiando o início do plantio no aguardo das regras para o financiamento da safra de inverno. Na região sul, o prazo para plantio (junho) já está no fim e na região centro-sul, praticamente esgotado.

TRIGO 2
Por isso, a produção da safra de inverno pode sofrer sensível redução, segundo previsão de fontes do mercado. Elas contam que sobram sementes nos entrepostos na região sul, indício do pouco entusiasmo pela cultura.

RAÇÕES
O preço médio das principais matérias-primas para rações caiu 0,55%, na comparação da semana passada com a anterior. No ano, a alta acumulada é de 4,19%. Os dados são do Sindirações (sindicato das empresas do setor).

Texto Anterior: Safra 94/95 ultrapassa 81 milhões de toneladas
Próximo Texto: Alta em supermercados é de 0,23%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.