São Paulo, sábado, 13 de maio de 1995 |
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Mercado Mix reúne os tops da moda underground de São Paulo
EVA JOORY
O Mercado Mix reúne marcas undergrounds de São Paulo e de outras cidades do Brasil, numa tentativa de reproduzir em São Paulo as feiras que acontecem nas ruas de Londres, Paris e NY. Desta vez, 60 marcas participam da feira. Roupas, alimentação, artigos de brechó, livraria e bijuteria estarão à venda nos estandes da garagem. Mas não só de vendas vai funcionar o mercado. Em caráter experimental a Rádio Mundo Mix será sintonizada ao vivo em circuito interno através de alto-falantes. Na programação, trilhas sonoras criada pelos DJs Felipe Venâncio, Renato Lopes, Mau Mau, Edu Gantous e Andréia Gram e entrevistas ao vivo com artistas, produtores, fotógrafos e estilistas de SP. Para um dos criadores e organizadores do Mercado, o estilista Jair Mercancini, 29, a idéia do Mercado Mundo Mix é ``conjugar num só evento, moda, comportamento, cultura e festa". ``Percebi que este tipo de mercado tinha um grande potencial no Brasil." Entre as outras atrações previstas estão um ``shop tour" comandado por uma drag queen apontando as mercadorias, DJs ao vivo, performances de malabarismo dos irmãos Fratelli, sex shop, oficina de piercing e tatuagem, mais dois filmes inéditos: ``Chant d'Amour", de Jean Genet e ``Homens em Preto e Branco", do grupo de dança DV 8. O mercado é dirigido a um público misturado, os chamados ``GLS" (gays lésbicas e simpatizantes), explica Mercancini: ``Queremos vender nossos produtos, mas também queremos nos unir a pessoas com propostas inovadoras. Muitas destas marcas começaram a aparecer no mercado. Agora, tem gente que nos procura até para gravar cenas de novela." Foi através do Festival Mix Brasil (que mostra filmes direcionados para um público gay), que a idéia de mercado surgiu: ``Temos uma marca, o Mundo Mix, a primeira marca gay do Brasil. Vendíamos nossas t-shirts numa loja dentro das dependências do Festival. Com o mercado, pensamos num projeto de moda". O primeiro Mercado Mix contou com onze estilistas. Hoje, as 60 marcas estão reunidas em vários estandes alugados: ``Cada estilista tem sua própria autonomia em relação à montagem. O dinheiro das vendas também é deles. Só administramos um condomínio para manter o local seguro e limpo. Queremos fugir da padronização dos shopping centers", diz. O próximo passo é levar o MMM para o Rio de Janeiro, em junho: ``Vamos invadir a cidade num ônibus estilo `Priscilla"'. Mercado Mundo Mix: Hoje e amanhã Onde: rua Augusta, 997, das 10h às 22h Preço: Entrada franca Texto Anterior: Juventude marginal dos 90 ganha registros Próximo Texto: Carlton Dance aposta em nova coreógrafa Índice |
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