São Paulo, sábado, 13 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

República da Dança experimenta coreografia sem personalismos

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O espetáculo ``Mar Dito Mar", que o grupo República da Dança apresenta até amanhã (domingo) no Teatro Sérgio Cardoso, evidencia um elenco da melhor qualidade, harmonizado com as propostas de sua coreógrafa-residente, Ana Mondini.
Neste segundo trabalho da companhia fundada ano passado, percebe-se que a coreógrafa obtém resultados a partir da contribuição individual de cada bailarino.
Sem personalismos, o grupo se une não para buscar algo exatamente novo, mas para descobrir nuances mais densas dos movimentos e suas possibilidades cênicas.
Quem sabe, esteja surgindo uma companhia de autor (ou autores) em que a imposição estética é substituída pela unidade gerada pela participação conjunta.
Sem temer o risco, o República da Dança aposta no sucesso, mas não se apóia em fórmulas fáceis, pelo menos no que diz respeito à estruturação coreógrafica de seus espetáculos.
Nesta procura de diferentes articulações de vocabulário, a coreografia de ``Mar Dito Mar" ainda se ressente de certa dinâmica teatral. Depois de um começo promissor, algumas cenas se arrastam sem retomar ritmo.
Colaborando, há a música monocórdia e a iluminação que torna difusos demais os contornos de corpos que parecem ambientados num fundo de mar.
Os bailarinos se saem bem ao utilizar a voz ou tocando instrumentos de percussão. Mas o apelo à brasilidade surge mais como adereço do que como elemento integrado ao espetáculo -detalhe que no espetáculo anterior, ``Forró for All", foi melhor resolvido.

Dança: Mar Dito Mar
Grupo: República da Dança
Onde: Teatro Sérgio Cardoso (r, Rui Barbosa, 153, Bela Vista, região central), tel. (011) 288-0136
Quando: hoje (21h) e amanhã (19h)
Preço: R$ 15,00 3 R$ 20,00

Texto Anterior: Carlton Dance aposta em nova coreógrafa
Próximo Texto: A Carmen Mayrink devia ser tombada!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.