São Paulo, sábado, 13 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

John Cleese retorna ao melhor do humor

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

Começa a ser filmado nesta segunda-feira, em Londres, um novo filme com o mesmo elenco da bem-sucedida comédia britânica ``Um Peixe Chamado Wanda".
John Cleese e Michael Palin, do extinto grupo Monty Python, ao lado dos americanos Jamie Lee Curtis e Kevin Kline (que concorreu a um Oscar por seu papel em ``Um Peixe") são as estrelas de ``Fierce Creatures", uma comédia sobre um zoológico inglês tomado por uma grande empresa multinacional.
Para anunciar a produção, os quatro atores receberam a imprensa esta semana nos estúdios Pinewood, nos arredores da capital britânica, onde o filme será rodado.
Durante a coletiva, o grupo brincou com jornalistas e respondeu à maioria das perguntas com sucessivas piadas.

Fierce Creatures
Um dos pontos centrais do humor de ``Fierce Creatures" será o duelo entre as culturas inglesa e norte-americana, com a natural oposição dos personagens de Kevin Kline e John Cleese.
Kline interpretará o diretor da multinacional que comprou o zoológico e Cleese será o subordinado escolhido por ele para administrar o parque.
``Meus planos para o zoológico não vão funcionar muito bem, então Jamie vai assumir o controle", disse Cleese. Para Michael Palin, ficou o papel de responsável pela área de insetos.

Wanda
A idéia de reunir novamente o grupo foi de John Cleese, que decidiu criar uma história completamente independente de ``Um Peixe Chamado Wanda`` por ser crítico das tradicionais continuações do cinema.
Cleese trabalhou nos últimos dois anos e meio no roteiro, feito com Iain Johnstone, e para a direção escolheu Robert Young, um amigo seu pouco conhecido fora do Reino Unido.
Segundo ele, Lee Curtis, Kline e Palin deram sua contribuição para a composição dos personagens. ``Isso foi maravilhoso, porque eles se envolvem com os personagens mais do que nós, como escritores", disse.
Durante a entrevista coletiva, uma jornalista perguntou quem seria o homem de sorte que namoraria Jamie Lee Curtis neste filme.
Cleese e Palin responderam: ``eu``. Cleese disse em seguida que depois de passar dois anos e meio escrevendo o roteiro ele tem que, naturalmente, ficar com a garota da história. ``Se Palin quer ficar com a garota, ele que escreva o roteiro".

Nu
Cleese afirmou que neste filme não vai ficar sem roupa, como aconteceu em ``Um Peixe Chamado Wanda". ``Foi decidido numa votação", disse Michael Palin. ``Este será um filme familiar", afirmou o roteirista.
Segundo Lee Curtis, trabalhar no Reino Unido é praticamente igual a atuar em Hollywood, mas ela disse que os britânicos têm uma sensível diferença que muda o ritmo de trabalho: a existência da pausa para o chá.
Por se passar num zoológico, a produção de ``Fierce Creatures" já se prepara para qualquer crítica de grupos de defesa dos animais, que costumam visar as produções do cinema.
Para isso, um representante da RSPCA, entidade britânica defensora dos animais, foi chamado para acompanhar de perto as filmagens e garantir que os bichos sejam bem tratados.

Texto Anterior: Sábado está cheio de opções
Próximo Texto: Cineasta brasileiro embarca para a Fábrica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.