São Paulo, domingo, 14 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNBB ainda procura nome de consenso

DA FOLHA SUDESTE

Os bispos que participam da 33ª assembléia geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) ainda não têm um nome de consenso para a sucessão de d. Luciano Mendes de Almeida.
As prévias para a escolha do novo presidente, vice, secretário-geral e 13 membros das comissões episcopais de doutrina e pastoral começam amanhã no mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (a 30 km de Campinas), onde acontece a assembléia.
Candidatos
Dois nomes estão na disputa pela presidência da CNBB, o terceiro maior episcopado do mundo, atrás dos EUA e da Itália.
A ala ``conservadora" da igreja é favorável à candidatura do arcebispo de Salvador (BA) e cardeal-primaz do Brasil, d. Lucas Moreira Neves, 70. Ele nega a candidatura e evita o assunto.
Os ``conservadores" são mais ligados às determinações do Vaticano e preocupados com a evangelização.
D. Lucas foi responsável pela nomeação de pelo menos 60 bispos durante sua permanência na Congregação para Bispos em Roma, entre 1979 e 1987.
Eleição
Para ser eleito, o candidato precisa ter dois terços dos votos dos cerca de 270 bispos com direito a voto que participam da assembléia.
O candidato da ala ``progressista", que domina a CNBB há 22 anos, é o bispo de Pelotas (RS), d. Jayme Henrique Chemello. Ele tem apoio do atual presidente, d. Luciano Mendes de Almeida.
D. Jayme também se recusa a falar sobre sua candidatura, mas espera dar um cárater mais missionário às CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) caso seja eleito.
A ala ``progressista" é mais próxima dos movimentos populares e sociais.

Texto Anterior: Cadastro inclui governadores e ministros
Próximo Texto: Militares queriam 'explosivos nucleares'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.