São Paulo, domingo, 14 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico de SP recebe homenagem em Minas; O NÚMERO; A FRASE; Osteoporose terá campanha dia 24; Exercício reduz risco de acidentes com idosos; Teste com penicilina é proibido em farmácias

JULIO ABRAMCZYK

Médico de SP recebe homenagem em Minas Folha ImagemO 3º Simpósio dos Discípulos do Dr. Décio Kormann será realizado na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, em Uberaba (MG), nos dias 23 e 24 de junho próximo. Os dois simpósios anteriores realizaram-se em Porto Alegre e em São Paulo, em 1992 e 1993. Décio Kormann (foto), diretor do Serviço de Marcapassos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, órgão da Secretaria Estadual da Saúde, está completando 30 anos de pesquisas na área de estimulação cardíaca artificial e desenvolveu novas técnicas de implante de marcapassos cardíacos.

O NÚMERO
121 ... médicos do Brasil e da América Latina especializaram-se no implante de marcapassos cardíacos no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, nos últimos 30 anos.

A FRASE
``O progresso da medicina vem caminhando muitas vezes associado à inaceitável presença de médico que atua apenas como técnico."
(Do professor Luiz V. Décourt, professor-emérito da Faculdade de Medicina da USP, em artigo publicado na Revista Incor, maio/95)

Osteoporose terá campanha dia 24
A Sociedade Brasileira de Reumatologia lançará dia 24 a campanha ``Osteoporose: Um Problema de Saúde Pública", para conscientizar a população sobre uma enfermidade crônica dos ossos que atinge idosos e mulheres com mais de 45 anos de idade e que pode eventualmente provocar graves problemas. Uma pesquisa sobre a incidência da afecção no Brasil está sendo desenvolvida atualmente pelo Ministério da Saúde, sob a coordenação do médico João Francisco Marques Neto.

Exercício reduz risco de acidentes com idosos
Exercícios físicos adequados para a idade feitos regularmente podem reduzir os riscos e as graves consequências das quedas acidentais em pessoas idosas, assegura o médico Michael A. Province, em artigo publicado no Journal of the American Medical Association. Para Province, esses acidentes são os problemas mais sérios e mais frequentes observados nas pessoas com mais de 65 anos de idade nos Estados Unidos.

Teste com penicilina é proibido em farmácias
As farmácias e drogarias estão proibidas de realizar testes de sensibilidade à penicilina, segundo portaria do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo, do dia 20 de janeiro deste ano. Como o antibiótico pode eventualmente desencadear graves reações do tipo choque anafilático, criando a necessidade de medidas de urgência, o teste deverá ser realizado em ambiente hospitalar ou em serviços de atendimento de urgência.

Texto Anterior: Farmacêutica é 'mãe de proveta' após 3 tentativas
Próximo Texto: Maioria é contrária à legalização da maconha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.