São Paulo, domingo, 14 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banhos devem ser longos

DA REPORTAGEM LOCAL

Banhos devem ser longos
Marie-Madeleine Béziers e Yva Hunsinger afirmam que existem movimentos básicos que ajudam no desenvolvimento da criança e que todos os pais deveriam aprender porque não exigirem nenhuma habilidade específica.
O principal é o ``reagrupamento". Para fazer esse movimento, a mãe deve segurar a criança com as duas mãos bem abertas. Uma delas na cabeça e a outra nas nádegas, pressionando uma contra a outra.
É nessa posição que toda a organização motora da criança começa a se desenvolver. Quando o bebê nasce, a única parte de seu corpo que está formada é a que vai da boca ao esôfago.
O banho do bebê deve ser longo e agradável. ``A criança sente como se voltasse ao útero materno e se movimenta com mais facilidade. É um ótimo exercício", afirma Yva.
Outro cuidado é com a posição em que a criança dorme. ``As mães devem evitar que o bebê fique de bruços. Ele perde o contato com o mundo, já que não enxerga, nem movimenta pernas e braços", diz Marie-Madeleine.

``O Bebê e a Coordenação Motora", de Marie-Madeleine Béziers e Yva Hunsinger - Summus Editorial

Texto Anterior: Bebê aprende a andar ainda no colo da mãe
Próximo Texto: Quilombo luta para legalizar terras no Pará
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.