São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diminuem riscos para gravidez após os 30

ALESSANDRA BLANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Mães com mais de 40 anos são responsáveis por 150 mil dos três milhões de nascimentos que ocorrem por ano no Brasil.
Os riscos, que há pouco tempo determinavam os 28 anos como a idade limite para ter filhos, hoje só passam a ser considerados após os 35 anos e, mesmo assim, são pequenos.
Segundo o geneticista Thomaz Gollop, a chance de uma mulher de 40 anos vir a ter um filho com alguma doença provocada por alteração cromossômica é de 2,86%.
A doença mais comum é a Síndrome de Down (mongolismo), que ocorre em 0,92% dos casos em mães de 40 anos.
Isso ocorre porque nessa idade os óvulos já estão envelhecidos. As mulheres nascem com uma certa quantidade de óvulos e muitos não são expelidos nos ciclos menstruais, permanecendo no ovário.
Quando a gravidez ocorre na pré-menopausa, a chance de erro na divisão celular e de alterações cromossômicas aumenta devido ao envelhecimento dos óvulos.
Para o ginecologista Élvio Tognotti, chefe do serviço de reprodução assistida do Hospital das Clínicas, nessa idade a chance de doenças como hipertensão, diabetes e inflamações são maiores e também podem afetar a gravidez.
Segundo Tognotti, as chances de uma mulher normal engravidar em um mês, após os 40 anos, varia de 5% a 10%, enquanto entre 20 e 30 anos chega até a 25%.
O ginecologista Marcelo Zugaib, titular de obstetrícia da Faculdade de Medicina da USP, acredita que até mesmo as contrações do útero não são as mesmas.
Gollop não concorda. ``A mulher está perfeitamente fértil nessa idade e tem as mesmas chances de engravidar que a de 25, só que nem sempre consegue levar a gravidez adiante."
Para os médicos, o período ideal para a gravidez vai dos 20 aos 30 anos. ``A mulher de 18 pode ter melhor condição física, mas não tem a mesma maturidade da mulher de 30", diz Gollop.
(ABl)

Texto Anterior: Mulher descarta figura de marido
Próximo Texto: Psicóloga diz que ter filho não é 'essencial'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.