São Paulo, domingo, 14 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

exercite a arte da confeitaria

CHARLÔ WHATELY

Na Idade Média, tortas eram massas rústicas cobertas de frutas e adoçadas com mel. O açúcar em pedra (não-refinado) era conhecido pelos europeus, mas era raro.
Depois do século 15, o açúcar tornou-se mais acessível graças às colônias portuguesas produtoras de cana. A arte da confeitaria ganhou impulso no século 18, quando a riqueza da Europa incentivou o gosto pelo refinamento na gastronomia.
TORTA BRASIL
Ingredientes/massa * 1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada, 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 colheres (sopa) de açúcar, 2 gemas, 300 g de castanhas-do-pará cruas e moídas.

Preparo/massa * amasse tudo sem sovar. Forre um prato refratário (ou fôrma de fundo falso). Leve ao forno médio por dez minutos ou até dourar.

Ingredientes/recheio * 1 xícara (chá, grande) de café coado, 8 colheres (sopa) de açúcar, 60 g de castanhas-do-pará fatiadas e ligeiramente tostadas, 4 claras em neve, 4 ou 5 gotas de baunilha.

Preparo/torta * leve ao fogo o café, o açúcar e a baunilha. Faça uma calda bem grossa. Bata as claras em neve. Quando estiverem firmes, despeje a calda, batendo. Cubra a massa com castanhas. Despeje as claras e leve ao forno por 15 minutos, ou até secar ligeiramente.

Texto Anterior: minha beleza imortal
Próximo Texto: jazz de Nova Orleans aqui
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.