São Paulo, domingo, 14 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O épico do homem comum

INÁCIO ARAUJO

A trilogia de John Ford sobre a Cavalaria começa com ``Forte Apache", continua com este ``Legião Invencível" e termina com ``Rio Bravo" (popular ``Rio Grande"). Nos três, Ford dedica-se à descrição da vida num Oeste distante, chama a atenção para a dedicação de tropas e oficiais, narra os conflitos com os índios. Mas, antes de tudo, faz o elogio dos oficiais subalternos, que toma como heróis anônimos da construção da América. Se através de Ford a história do Oeste se transforma em lenda, é nesses personagens que o diretor encontra um sopro realmente épico. Neles (em John Wayne, sobretudo, aqui o capitão Nathan Brittles) há o encontro da ética e do profissionalismo. É no homem comum, em suma, que Ford busca o incomum e o representante da verdadeira América.
(IA)

LEGIÃO INVENCÍVEL (She Wore a Yellow Ribbow). EUA, 1949, 103 min. Direção: John Ford. Com John Wayne, Joanne Dru. Legendado. Na Cultura.

Texto Anterior: A primeira vez de Ripley
Próximo Texto: Público quer morte de Marcelo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.