São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metrô e ônibus discutem greve hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

Metroviários e motoristas e cobradores de ônibus decidem hoje, em assembléias separadas, se realizam greve a partir de amanhã.
Às 18h30, os metroviários definem se retomam a paralisação que afetou a cidade semana passada.
A categoria, que tem cerca de 9.000 trabalhadores, quer que a direção do Metrô se comprometa a não recorrer da sentença do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) em instância superior.
Caso a empresa não assuma o compromisso, pode haver nova paralisação. O Metrô transporta 2,5 milhões de passageiros/dia.
O TRT concedeu 29,55% de reajuste salarial e 7% de aumento real, além de determinar a implementação de planos de carreira para os 5.500 funcionários de operação e manutenção.
A empresa ainda está avaliando o impacto dos gastos com mão-de-obra na planilha de custos.
Só depois disso, o Metrô vai anunciar se recorrerá ao TST (Tribunal Superior do Trabalho). O Metrô ofereceu aos funcionários 3% de aumento real.
A cada dia de paralisação, o Metrô deixa de arrecadar cerca de R$ 1 milhão.
A greve também causa prejuízos indiretos, reduzindo o número de horas trabalhadas nas empresas da cidade e o volume de vendas.
Segundo a Associação Comercial, nos três dias de greve, a queda no consumo foi de cerca de 10%.

Ônibus
O TRT julga hoje o dissídio dos motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo.
Dissídio, no jargão jurídico, é o conflito entre patrões e empregados por razões salariais e trabalhistas. A categoria reivindica 44,55% de reajuste salarial e 10% de aumento real. O sindicato das empresas oferece 30% de reajuste.
Na última quinta-feira, a categoria -que tem cerca de 50 mil trabalhadores- decidiu entrar em greve a partir de amanhã.
Se houver greve, 6,7 milhões de passageiros serão prejudicados. A assembléia dos motoristas e cobradores está marcada para começar após o termino do julgamento no TRT, que começa às 18h.

LEIA MAIS
Sobre às greves na pág. 3

Texto Anterior: Cliente reclama de atendimento da GM
Próximo Texto: Tarifa do Metrô vai aumentar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.