São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infecção não tem cura, diz médico

DA REPORTAGEM LOCAL

O infectologista Vicente Amato Neto, 67, diz que não há cura para a infecção causada pelo Hantavírus. ``Não existe agente antiviral capaz de matá-lo e nem é possível conter as hemorragias provocadas pelo vírus", afirma.
Segundo Amato, o Hanta é um dos quatro grupos de vírus que causam as chamadas febres hemorrágicas. Essas doenças levam a quadros infecciosos e causam hemorragias pelo corpo.
``O primeiro grupo é formado pelo Arenavírus, que aparece na América do Sul, e causa as febres hemorrágicas da Argentina, da Bolívia e da Venezuela. No segundo grupo, aparece o vírus Ebola. Um tipo desse vírus, o Ebola Zaire, é o responsável pelas recentes mortes no Zaire", diz. (Leia mais sobre o Ebola à pág. 1-10).
Segundo Amato, o terceiro grupo de vírus existe no Brasil e é o causador de doenças como ``dengue, febre amarela e de alguns quadros de febre hemorrágica".
O Hantavírus faz parte do quarto grupo. ``É um vírus raro e pouco conhecido. Foram registrados alguns casos no interior de São Paulo recentemente." O infectologista diz que há casos em que as pessoas são infectadas mas não têm sintomas da doença.

Texto Anterior: Vírus mortal deixa Cuiabá em alerta
Próximo Texto: Boatos sobre raptos alarmam cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.