São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 1995 |
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Ferrovia Madeira-Mamoré será restaurada
ELVIS CESAR BONASSA
A ferrovia, que será pólo turístico e histórico, foi um fator de povoamento da região -apesar da mortandade de provocou. Sua história vem desde 1870, quando houve a primeira tentativa de iniciar suas obras. A empreiteira inglesa Public Works desistiu após um ano de contrato, antes de colocar um só trilho. O número de trabalhadores mortos inviabilizou o projeto. Houve mais uma tentativa fracassada em 1879, pelos mesmos motivos. A construção só aconteceu entre 1904 e 1912. Cerca de 100 mil pessoas foram recrutadas em 25 países -europeus, asiáticos, latino-americanos e norte-americanos. Desses, 30 mil morreram, vítimas de malária, pneumonia, beribéri, desinteria. Destinada inicialmente a servir de corredor para a saída da borracha amazônica, a ferrovia foi sendo progressivamente abandonada. Acabou desativada em 1972. Hoje, é quase todo um cenário de ruínas, com exceção de um pequeno trecho de sete quilômetros, recuperado pelo governo do Estado. (ECB) Texto Anterior: Projeto Weffort retoma idéias antigas Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch Índice |
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