São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 1995
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Ferrovia Madeira-Mamoré será restaurada

ELVIS CESAR BONASSA
DA REDAÇÃO

O Ministério da Cultura pretende usar parte dos recursos suplementares para restaurar a ferrovia Madeira-Mamoré, entre Porto Velho e Guajará Mirim (Rondônia).
A ferrovia, que será pólo turístico e histórico, foi um fator de povoamento da região -apesar da mortandade de provocou.
Sua história vem desde 1870, quando houve a primeira tentativa de iniciar suas obras.
A empreiteira inglesa Public Works desistiu após um ano de contrato, antes de colocar um só trilho. O número de trabalhadores mortos inviabilizou o projeto.
Houve mais uma tentativa fracassada em 1879, pelos mesmos motivos. A construção só aconteceu entre 1904 e 1912.
Cerca de 100 mil pessoas foram recrutadas em 25 países -europeus, asiáticos, latino-americanos e norte-americanos. Desses, 30 mil morreram, vítimas de malária, pneumonia, beribéri, desinteria.
Destinada inicialmente a servir de corredor para a saída da borracha amazônica, a ferrovia foi sendo progressivamente abandonada.
Acabou desativada em 1972. Hoje, é quase todo um cenário de ruínas, com exceção de um pequeno trecho de sete quilômetros, recuperado pelo governo do Estado.
(ECB)

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