São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

Combate ao dengue; Louvor às resenhas; Bicudo e o papa; Produtor rural; Coronéis inocentados; Greves; Redução do consumo; Amistosos da seleção; Contra o racismo; Violência contra mulher

Combate ao dengue
``Foi com grata satisfação que lemos na seção `Saúde', de 21/4, reportagem sobre o envolvimento nacional de alunos de 11 a 12 anos no combate aos focos criadouros do mosquito do dengue. Antes das pulverizações nada específicas de inseticidas para matar o vetor, a Fundação Nacional de Saúde acerta em cheio pretendendo, pela educação, que não se criem os mosquitos, cujo foco principal é a água de pequenos recipientes de fundo de quintal. Segundo a matéria, o programa deverá começar pelo Rio de Janeiro, já com mais de 11 mil casos notificados este ano. Como a medida é essencialmente preventiva, deverá ser ao máximo agilizada em Estados e municípios ainda não atingidos pela epidemia. Coincidentemente, enviamos à Coordenação de Suporte ao Fomento do CNPq em fevereiro passado projeto-piloto de educação para escolas públicas da periferia de Campinas, com esse enfoque. Enquanto aguardamos aprovação, já estamos nos preparando para aplicar o projeto a partir do próximo semestre letivo."
Carlos Fernando S. Andrade, professor do Departamento de Zoologia da Unicamp (Campinas, SP)

Louvor às resenhas
``Cumpre-me comunicar à Folha que na sessão de 9/4, por unanimidade, esta academia registrou o oportuno lançamento do Jornal de Resenhas na primeira segunda-feira de cada mês, consignando um voto de louvor àqueles que o editam."
Jorge Narciso de Matos, presidente da Academia Sorocabana de Letras (Sorocaba, SP)

Bicudo e o papa
``O leitor Bolan chama `magnífico' o artigo de Hélio Bicudo de 30/4. Eu, pelo contrário, achei-o bem polifito, flutuando na mais chocante contradição de idéias, uma verdadeira devastação do contexto da `Evangelium Vitae'. Bicudo quer reduzir a missão do papa à hierarquia católica, excluindo `a Igreja que é povo de Deus'."
P. Valdastico Pattarello (São Paulo, SP)

Produtor rural
``Há muito se lê e ouve nos meios de comunicação que o produtor rural é um caloteiro. Gostaria de agradecer ao sr. Antônio Delfim Netto por produzir um artigo neste conceituado jornal, em 10/5, expondo com clareza toda a dificuldade da agricultura neste país."
Marcos Martins Rodovalho (Goiatuba, GO)

Coronéis inocentados
``Foi extremamente positiva a matéria de Cláudio Júlio Tognolli (8/5) intitulada `Atraso de julgamento inocenta coronéis', que tratava da prescrição dos crimes de lesão corporal leve cometidos no massacre do Carandiru, visto que é um direito da sociedade civil ter acesso a essas informações e dever do jornal publicá-las. De fato, a informação é fator essencial à ampliação da capacidade de intervenção da sociedade nos rumos do país."
Karina Batista Sposato e Juliano Basile, diretores do Centro Acadêmico 11 de Agosto da Faculdade de Direito da USP (São Paulo, SP)

Greves
``Como acionista da Petrobrás, atribuo ao governo a responsabilidade pelos prejuízos causados pela manutenção de uma diretoria que deixa vender a maioria das subsidiárias rentáveis por preços subavaliados, é acusada de envolvimento em escândalo sobre a concessão de privilégios relacionados ao fundo de pensão e se equilibra no poder alternando manifestações ora em defesa do monopólio, ora lutando pela sua abertura. Como confiar a maior empresa do país a alguém que exalta o relacionamento com os empregados como um dos fatores de qualidade e se mostrou incapaz de evitar um número recorde de greves nos últimos 12 meses?"
Alcides José do Nascimento Junior (Curitiba, PR)

``Só há greve abusiva? Não haverá lucro abusivo, ação policial abusiva, especulação abusiva, exploração abusiva, concentração de renda abusiva, desemprego abusivo, impunidade abusiva, dilapidação dos bares públicos abusiva, uso do Fundo Social de Emergência abusivo? Com a palavra a Justiça, que tem abusado do direito de ausência. Salvo para as greves."
Emir Sader (Rio de Janeiro, RJ)

``Deprimente a foto publicada pela Folha, em sua primeira página de 13/5, onde um bando de grevistas, desafiando a autoridade judiciária, em plenário, protesta utilizando-se, para tal, de vendas nos olhos, como ato deliberadamente provocativo. Não se alardeia, aqui, a volta do autoritarismo indiscriminado, mas sim que a baderna seja repelida, pois a população não pode mais ficar à mercê de grupos baderneiros (travestidos de sindicalistas) sofrendo diretamente todas as consequências dos atos praticados por aqueles."
Gerson Rossi (Osasco, SP)

``Prepotentes, os petroleiros desafiam a lei e a decisão da Justiça causando danos à economia e à nação, não hesitando em defender desta forma abusiva seus privilégios. Agora, mais do que nunca é preciso privatizar!"
Marialva de Castro Baccan, seguem-se mais duas assinaturas (Belo Horizonte, MG)

Redução do consumo
``Sou mesmo burro em economia! Não entendo essa lógica maluca do governo de redução do consumo. O principal objetivo de qualquer governo sério não seria o de fazer os brasileiros mais felizes? De poder morar, comer, vestir, ir à escola, ao cinema, ler um livro ou ter um liquidificador? Ou esse direito mínimo de cidadania fica reservado a meia dúzia? Como é possível sequer sobreviver, sem consumir? Já li pilhas e pilhas de livros e não consegui resposta. É para não aumentar a inflação? Por favor, ministros, me esclareçam essa dúvida. Pode ser com meia dúzia de palavras aqui no Painel do Leitor. Em português mesmo."
Raul Isidoro Pereira (São Paulo, SP)

Amistosos da seleção
``Sobre a coluna de Matinas Suzuki Jr. da última quinta-feira (27/4), realmente ele tem razão: os amistosos da seleção são importantes e sempre acabam valendo para realizar o teste de algum esquema tático. O que eu questiono é o valor de um amistoso contra a inexpressiva seleção de Honduras. Ou, ainda, realizar uma partida contra Israel. Renda-se ao óbvio: esse jogos não servem para nada!"
Djalma Campos (São Paulo, SP)

Contra o racismo
``Gostaria de parabenizar Marilene Felinto pela linguagem simples e direta empregada nas matérias veiculadas na Folhinha de 12/5, ano do tricentenário da morte de Zumbi. Para mim, enquanto militante do Movimento Negro, considero de singular importância o combate ao racismo pela base. Afinal, nenhuma pessoa nasce racista."
Benedito Antonio Luciano (Campina Grande, PB)

Violência contra mulher
``A prática da violência contra a mulher é considerada um fenômeno natural. Até chegam ao absurdo de afirmar, em verso e prosa, que as mulheres gostam de apanhar. Torna-se, portanto, rotina mostrar cenas de mulheres em situação de violência, praticada por homens, sem comentários que apontem as causas sociais, educacionais, econômicas e principalmente culturais dessa violência de gênero. A novela `A Próxima Vítima', na Globo, confirma essa postura reacionária e atrasada que ainda existe na sociedade. Incita a violência contra a mulher. Não há dúvida que a próxima vítima seremos todas nós, mulheres, e também os homens que assistimos candidamente o ator da Globo `lavar sua honra' com espancamentos e pontapés contra a mulher."
Maria Amélia de Almeida Teles (São Paulo, SP)

Texto Anterior: O que d. Ruth vem fazer no Acre?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.