São Paulo, terça-feira, 16 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas de tratores voltam a crescer

DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado de máquinas agrícolas despencou em abril, mas já dá sinais de normalização.
Segundo a Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores), as vendas somaram no mês passsado 2.041 unidades, 51,6% a menos que em março.
No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, a comercialização totalizou 13.322 máquinas, com aumento de 11,9% sobre igual período de 94.
Não foi só o Agrishow, feira de tecnologia realizada em Ribeirão Preto no início do mês, que sinalizou a recuperação do mercado.
Nos últimos dias, os pedidos estão voltando ao normal.
Murilo Bueno Kammer, diretor corporativo da Iochpe-Maxion, acredita que até junho o setor volte a registrar vendas de 4.000 máquinas mensais.
``O desastre é bem menor do que se pintou em abril", afirma Kammer.
No mês passado, empresas como a New Holland chegaram a anunciar demissões maciças em função da retração do mercado, provocada pela suspensão temporária dos financiamentos rurais.
Outro fator alegado para explicar a queda das vendas foi a redução nos preços agrícolas.
``Embora haja problemas de comercialização com a soja e o arroz irrigado, a situação de mercado de culturas como cana, café e laranja é melhor", diz Kammer.
O balanço final de vendas da Maxion no Agrishow registrou a comercialização de 780 máquinas, 63% a mais que em 94.

Texto Anterior: Safra de boatos
Próximo Texto: Fórum debate transportes no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.