São Paulo, terça-feira, 16 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pão de queijo; Programa familiar; Conta-a-gotas; Compra tumultuada; Gastos mal feitos; Comissão esvaziada;Negociação paralela;Cilada ruralista;Sementes;Sanidade vegetal;Europa à vista;Continente reunido; Controle harmônico; Argentinos no Rio; Negócios; Aspargo e cebola; Utilidade pública; Prefeituras x bancos

Pão de queijo
O ministro José Eduardo de Andrade Vieira trocou o presidente da Embrapa. No lugar de Murilo Flores, assumiu o mineiro Alberto Portugal, agrônomo que conta com a simpatia do grupo do ex-presidente Itamar Franco.

Programa familiar
Flores agora é o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, onde vai comandar um programa de agricultura familiar, articulando a participação dos governos estaduais e prefeituras.

Conta-a-gotas
O contingenciamento do orçamento da União também está atingindo os recursos conseguidos pelo país junto ao Banco Mundial e ao BID.

Compra tumultuada
Funcionários da Embrapa dizem que o Tesouro só tem liberado os recursos no final do ano, causando tumulto na aquisição de material de pesquisa.

Gastos mal feitos
Como o governo é multado pelas agências financeiras internacionais caso não gaste o dinheiro, muitas compras são mal feitas, pois se concentram em dezembro, antes do Natal.

Comissão esvaziada
A bancada ruralista esvaziou a Comissão de Agricultura da Câmara, presidida pela primeira vez por um parlamentar do PT (Alcides Modesto, da Bahia).

Negociação paralela
Para evitar que o PT melasse sua estratégia na derrubada da TR no crédito rural, os ruralistas convenceram Luís Eduardo Magalhães, presidente da Câmara, a criar de uma comissão paralela para negociar com o governo.

Cilada ruralista
Na área técnica do Ministério da Agricultura, lamenta-se a cilada armada pelos ruralistas. A negociação através dos canais formais, como a Comissão de Agricultura, teria mais credibilidade.

Sementes
Toma posse amanhã, em Campinas, a nova diretoria da APPS (Associação Paulista dos Produtores de Semente). O novo presidente da entidade é o agrônomo Ivan Wedekin, da Agroceres.

Sanidade vegetal
Deve ser criado até o final do ano o Grupo Interamericano de Coordenação em Sanidade Vegetal.

Europa à vista
A implantação do grupo tem o objetivo de facilitar as exportações agrícolas do continente americano para a União Européia.

Continente reunido
Em agosto, representantes de entidades de proteção fitossanitária de todo o continente reúnem-se em Buenos Aires para discutir a formação do grupo.

Controle harmônico
O futuro Grupo Interamericano vai se preocupar preocupar com a harmonização dos procedimentos relativos ao controle de pragas e doenças.

Argentinos no Rio
O Sebrae do Rio de Janeiro realiza entre os próximos dias 23 e 26 uma roda de negócios com 25 empresas argentinas e 250 brasileiras do setor de alimentação.

Negócios
A expectativa do Sebrae é de que sejam gerados negócios no total de US$ 15 milhões durante o evento, na capital carioca.

Aspargo e cebola
Farão parte da delegação argentina, entre outras, as empresas S.R.L. (aspargos e champignons), El Guanaco (alho, cebola e semente de girassol) e Cipal S/A (enlatados de legumes e hortaliças).

Utilidade pública
Várias prefeituras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina estão decretando de utilidade pública todas as máquinas e implementos agrícolas existentes nos municípios.

Prefeituras x bancos
O objetivo da medida é impedir que os bancos tomem tratores e outras máquinas dos agricultores como pagamento da dívida em atraso do crédito rural.

Texto Anterior: Colheita de maçã quebra mas produtor amplia receita
Próximo Texto: Safra de boatos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.