São Paulo, terça-feira, 16 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Covas confirma aumento da dívida do Estado e culpa a taxa de juros

DA FOLHA SUDESTE; DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo, Mário Covas confirmou ontem em Campinas que a dívida do Estado aumenta R$ 1 bilhão a cada 70 dias por causa da taxa de juros.
O valor consta de um documento reservado do BC (Banco Central) ao qual a Folha teve acesso anteontem.
Segundo Covas, a situação é inevitável, já que os juros mensais são de 4,65%.
Ele afirmou que está tentando negociar junto ao Banco Central a dívida, mas não informou que providências serão tomadas para resolver o problema. ``Uma dívida de R$ 12 milhões como a do Banespa aumenta quase 60% em um ano", disse.
Ministro sabia
O ex-secretário do Planejamento e da Fazenda no governo Fleury, José Fernando Boucinhas afirmou ontem que o ministro da Fazenda, Pedro Malan, já sabia sobre a dívida de São Paulo. ``Eu mesmo o informei em setembro último", disse.
Segundo Boucinhas, o custo do carregamento da dívida do Tesouro com o Banespa torna inviável o seu pagamento. ``A única solução é renegociar a dívida", diz ele.
Na sua avaliação, é necessário também que o governo federal dê um desconto no valor da dívida, alongue o prazo de pagamento e cobre juros razoáveis.
``A dívida cresce por causa da política monetária do governo."

Texto Anterior: Fazendeiro amigo de Andrade Vieira assume presidência do Incra
Próximo Texto: Fernando Faro é o novo diretor do MIS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.