São Paulo, terça-feira, 16 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Betinho pede ao governo comida estocada

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, propõe hoje, através de carta ao presidente Fernando Henrique Cardoso, a doação de 5,5 milhões de toneladas de alimentos estocados pelo governo às famílias carentes do país.
Betinho, coordenador da Ação da Cidadania contra a Miséria e Pela Vida, disse que os gêneros, que correm o risco de apodrecer nos armazéns, podem alimentar 40 milhões de pessoas por um ano.
Segundo a Ação da Cidadania, esse número equivale a todos os brasileiros em situação de indigência -32 milhões de pessoas- mais parte da população pobre.
O deputado federal Carlos Cardinal (PDT-RJ) apresentou ontem a Betinho um estudo com números da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) denunciando o mau estado de armazenamento dos estoques de trigo, arroz, milho e farinha de mandioca.
Segundo o deputado, o arroz e o trigo, principalmente, já perderam o valor de mercado e, se não forem utilizados logo, em breve estarão completamente estragados.
``O arroz, por exemplo, já se quebrou e escureceu, não pode ser vendido. Esses alimentos têm que ser doados a quem está passando fome", afirmou o deputado.
Os alimentos são das safras colhidas em 92, 93 e 94 e fazem parte dos estoques reguladores do governo -utilizados em caso de calamidade, seca, ou para regular preços.
``Não queremos colocar os estoques no mercado. Queremos matar a fome das pessoas, que já é um estado de calamidade. O que é preciso esperar, uma guerra?", perguntou Betinho.
A sugestão de Cardinal e de Betinho é que a doação dos alimentos seja intermediada pela Ação da Cidadania e pelo Conselho da Comunidade Solidária, que coordena os programas sociais do governo.

Texto Anterior: Manifestantes vaiam Ruth e jogam garrafa em seu carro
Próximo Texto: Apolinário quer disputar pelo PMDB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.