São Paulo, terça-feira, 16 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidades paulistas articulam ação conjunta para pesquisa no país

DA FOLHA SUDESTE

As três universidades paulistas -USP, Unesp e Unicamp- iniciaram ontem uma articulação para a formação de um consórcio entre as instituições que desenvolvem trabalhos na área de pesquisa no Brasil.
A proposta, debatida durante encontro de reitores na Unicamp, será encaminhada hoje ao ministro da Educação, Paulo Renato Souza.
A idéia básica é tentar diminuir o desnível entre os cursos de pós-graduação realizados na região Sudeste em comparação com as demais áreas no Brasil.
Segundo dados das universidades paulistas, 75% da produção científica no país é gerada em São Paulo.
Uma das propostas para que o consórcio seja firmado prevê que cursos de pós-graduação específicos conforme o tema sejam realizados em unidades de pesquisa fora do Estado, levando docentes de São Paulo para ministrar cursos em outras regiões.
Uma pesquisa, por exemplo, na área ecológica poderia ser efetuada em uma unidade na região amazônica. ``É um casamento que pode elevar a homogeneização da pesquisa. Graduados de outras regiões não precisariam se deslocar para o Sul", afirmou o reitor da Unicamp, José Martins Filho, 51.
Outra hipótese que vem sendo discutida é a possibilidade de o aluno de pós-graduação das três universidades paulistas poder participar de uma espécie de intercâmbio, utilizando laboratórios nos campi das instituições.
Para a consolidação das propostas, foram chamados para discutir o projeto representantes de agentes financiadores de pesquisa. ``Precisamos de viabilidade econômica", diz Hemógenes Leitão, pró-reitor de pós-graduação da Unicamp.
Representantes da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), presentes ontem em Campinas, se posicionaram a favor das propostas. De acordo com o presidente da Capes, Abílio Afonso Baeta Neves, já existe programa de financiamento instituído com objetivos similares, que poderia ser redimensionado para atender à nova proposta.

Texto Anterior: Juiz de Fora vai tentar reduzir mortalidade
Próximo Texto: Puccamp divulga lista para exame
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.