São Paulo, terça-feira, 16 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Despachantes de SP acusados de corrupção processam Detran

CLAUDIO JULIO TOGNOLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Começou ontem uma batalha judicial entre os despachantes de automóveis e a diretoria do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).
O confronto pode resultar na paralisação total dos serviços de despachos de documentos de automóveis em São Paulo -hoje são feitos ou renovados, por dia, 6.000 processos de automóveis.
Sob a alegação de que 10% dos 500 despachantes do Estado fecharam suas portas, nos últimos 15 dias, o sindicato da categoria está processando judicialmente o delegado-corregedor do Detran, Benedito Dantas Maciel.
Maciel é acusado de abuso de poder. O delegado instaurou 753 inquéritos policiais contra despachantes, sob acusação de corrupção. Um dossiê entregue à Assembléia Legislativa de São Paulo revela que a ``caixinha" da corrupção estaria faturando por dia, no Detran, R$ 1 milhão.
``Estamos saneando a corrupção do Detran", afirma Maciel. ``O delegado está abusando da autoridade e, por isso, há 30 mil processos de carros atrasados", afirma o advogado dos despachantes, Edson Garcia Flosi.
No processo movido contra o delegado, há gravações de entrevistas que ele concedeu às rádios, no último dia 28 de abril -quando 200 despachantes fizeram uma passeata contra o Detran no Ibirapuera (zona sul de SP). ``Vão trabalhar e parem de roubar", dizia.

Texto Anterior: Alunos e mestres discutem opção profissional
Próximo Texto: Aposentado é atingido e morto por trem expresso em S. Caetano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.