São Paulo, terça-feira, 16 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infecção atinge no país 13% dos hospitalizados

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Entre os pacientes que são internados no Brasil, 13%, em média, contraem alguma infecção ocasionada por sua passagem pelo hospital. A constatação é de uma pesquisa que durou dois anos e foi divulgada ontem pelo Ministério da Saúde. Foram analisados 99 hospitais em todas as regiões do país.
O ministro Adib Jatene (Saúde) acha que o número é ``preocupante", mas inferior ao índice de 20% que se esperava encontrar antes do início da pesquisa.
Pesquisas realizadas na Europa, Estados Unidos e Canadá revelaram médias de infecção hospitalar entre 6% e 12%.
Em duas semanas, deve sair uma nova portaria do Ministério da Saúde, com determinações mais rigorosas para o controle da infecção hospitalar.
A portaria que está em vigor hoje, de 1992, prevê, entre outras medidas, que os hospitais criem comissões especializadas para definir normas e fiscalizar ações para evitar infecção hospitalar.
A pesquisa apurou que apenas 29% das determinações da portaria são cumpridas pelos hospitais. Segundo Jatene, havia mais cuidado antes de 1950, quando passaram a ser utilizados antibióticos.
O procedimento mais associado à infecção hospitalar, de acordo com a pesquisa, é a traqueostomia (abertura de um orifício no pescoço para auxiliar a respiração).
O índice mais alto que se encontrou entre os hospitais foi de 47%. O ministério não revela em qual hospital entre os pesquisados chegou-se a este número.

Texto Anterior: Aposentado é atingido e morto por trem expresso em S. Caetano
Próximo Texto: Prefeitura de SP cria novo "camelódromo"; O NÚMERO; Paiakan reassume liderança dos caiapós
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.