São Paulo, terça-feira, 16 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos vira capital do futebol em SP

VALMIR STORTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Até a 23ª rodada do Campeonato Paulista, Santos é a cidade que, em média, mais torcedores tem em seus estádios.
Nos 11 jogos em Vila Belmiro e Ulrico Mursa, os dois campos onde o Santos atuou na cidade, 223.031 pagantes estiveram presentes. Uma média de 10.138 por jogo.
A cidade de São Paulo, que tem os outros quatro grandes clubes do Estado, recebeu 3,8 vezes mais público que Santos. Mas, na média, recebe 17,9% menos torcedores em seus estádios.
Piracicaba está entre as duas cidades. A liderança passageira do clube local, o XV, no começo do torneio, ajudou no desempenho.
A cidade tem o sétimo melhor público em um jogo do Paulista. Logo na primeira rodada, em 28 de janeiro, o estádio Barão de Serra Negra teve 21.910 pagantes, a melhor marca fora de um clássico.
Piracicaba vivia um clima de expectativa, já que o novo patrocinador da equipe, a TAM, havia levado vários reforços para o time.
A queda de rendimento da equipe, ainda no primeiro turno, fez desabar as rendas. Embora com média de 8.753 pagantes no campeonato, hoje o estádio vem recebendo cerca de 3.000 pagantes.
O declínio de Piracicaba contrasta com a ascensão de Santos. A boa campanha do clube, que é vice-líder do campeonato, resultou em arrecadações maiores que as do São Paulo, o líder.
Com transmissão ao vivo pela TV, em uma quinta-feira, o jogo Santos x Juventus teve 3.663 pagantes. A partida São Paulo x União, disputada anteontem, no Morumbi, foi presenciada por 503 pessoas a menos.
A média paulistana piora um pouco se forem considerados os jogos de seus clubes que foram disputados em Santo André, cidade vizinha, em virtude da crise de estádios no início do campeonato.
A média de 8.328 cairia para 8.298 pagantes por partida.
Santos também tem suas médias prejudicadas devido à falta de segurança dos estádios do litoral paulista em casos de superlotação.
Enquanto Palmeiras x Corinthians pôde reunir 36.810 no Pacaembu, sem lotar, o Santos teve que reduzir o número de ingressos para o clássico contra o São Paulo. Foram colocados à disposição 20 mil dos 25 mil assentos de seu estádio. Todos foram vendidos.
O desempenho de São Paulo é derrubado principalmente pelo Juventus. Sua média de 3.096 pagantes por jogo é um terço da do Santos. A Portuguesa pouco contribui, com média de 6.743 pagantes, 32% menor que a do time santista.

Texto Anterior: Weah, do PSG, é vendido ao Milan; Modelo afirma estar grávida de Tyson; Abdul Jabbar entra para o Hall da Fama; Pipoca se transfere para o Pitt; Torcedor ferido nega porte de bomba
Próximo Texto: Atletas 'rejeitam' Maradona
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.