São Paulo, terça-feira, 16 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vôos para Israel têm 'super-revista'

MARCELO DAMATO
DO ENVIADO A TEL AVIV

Os vôos para Tel Aviv são cercados por um aparato de segurança que indicam como é inseguro ir para Israel.
O país vive um conflito permanente com seus vizinhos árabes, desde sua fundação em 1948. A razão é que o território foi ocupado durante milhares de anos por palestinos, que, com a criação de Israel, ficaram sem pátria.
Com o acordo entre palestinos e israelenses, em 1993, os palestinos passaram a governar, com poderes limitados, a Faixa de Gaza, no sudoeste de Israel, e a cidade de Jericó, na Cisjordânia.
Em razão desse conflito, os vôos para Israel são alvos potenciais de terroristas muçulmanos, especialmente palestinos e iranianos. Daí a razão da segurança.
Antes de ser embarcadas, todas as malas são revistadas -pelos próprios passageiros, sob a supervisão de agentes de segurança. Mas os cuidados começam antes.
Cada passageiro é entrevistado por um agente de segurança de Israel, que faz perguntas como:
``Quem arrumou sua mala? Alguém pediu para que você levasse um pacote, uma carta que seja a Israel? Desde que fechou a mala, por quanto tempo ela ficou desacompanhada."
A seleção não foi avisada de nenhum risco especial para o jogo.

Texto Anterior: Equipe da Copa América preocupa Zagallo
Próximo Texto: Jogadores deixam Santos de jatinho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.