São Paulo, terça-feira, 16 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Scola e os Taviani dão entrevista

DO ENVIADO ESPECIAL

Poucos países deram ao mundo uma galeria de mestres do cinema tão imponente quanto a Itália. Basta citar nomes como Fellini, Visconti, Rosselini, Pasolini, De Sica, Antonioni, Bertolucci, Rosi, Germi etc.
Para celebrar a Itália no centenário do cinema, a Folha entrevistou três dos principais diretores italianos atuais: Mario Monicelli, os irmãos Taviani e Ettore Scola.
Monicelli, que hoje faz 80 anos, e sempre fez muito sucesso com o público brasileiro. ``O Incrível Exército de Brancaleone", ``O Quinteto Irreverente" e, mais recentemente, ``Parente é Serpente" são alguns exemplos.
Os irmãos Paolo e Vittorio Taviani, vencedores da Palma de Ouro em Cannes, com ``Pai Patrão", e do Oscar de melhor filme estrangeiro, com ``A Noite de São Lourenço", são os melhores herdeiros da Itália renascentista.
Scola, diretor de sucessos como ``Um Dia Muito Especial" e ``Casanova e a Revolução", mantém a tradição, renovada, do cinema político no país. Ele foi militante por 30 anos do antigo PC italiano.

LEIA MAIS
sobre as entrevistas com os irmãos Taviani à pág. 5-5 e com Ettore Scola à pág. 5-6

Texto Anterior: Aos 80, Monicelli já prepara novo filme
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.