São Paulo, terça-feira, 16 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

Les Cousins misturam teatro de rua e circo

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Os saltimbancos franceses do Les Cousins apresentam o cruzamento do teatro de rua com o circo em um espetáculo que roda o mundo há cinco anos.
Pela primeira vez no Brasil, o grupo começa sua turnê por São Paulo. Ao todo, serão 20 apresentações em 14 cidades. Ainda farão um show em Montevidéu, no Uruguai.
``Os Primos" -tradução para Les Cousins- são Laurent Serre (Lolo), Christophe Philippe (René) e Philippe Etienne (Julot).
Lolo é o malabarista, René, o palhaço e Julot, o especialista em equilíbrio sobre rolos.
O grupo foi formado em 90. Suas influências são o circo e o cinema mudo americano -de Buster Keaton ao Gordo e o Magro.
O espetáculo ``Ça n'a Pas Été Facile!" foi criado há cinco anos para ser encenado em qualquer lugar. O primeiro palco foi a rua. Mais tarde o show foi adaptado para as salas de espetáculo. Criaram um cenário, luzes etc. A duração da apresentação também foi sendo aumentada.
Atualmente ele está dividido em três partes. Na primeira, os personagens são apresentados e há acrobacias e caricaturas. O malabarismo ocupa a segunda parte. E, na última, a ênfase fica com o equilíbrio sobre rolos.
O grupo conta piadas e faz brincadeiras com o público durante o espetáculo. Geralmente na língua local.
No Brasil não será diferente. Eles adaptaram o texto do show para o português. E até incluíram algumas gírias aprendidas com amigos brasileiros que vivem em Paris e jogam capoeira.
A grande ausência da turnê brasileira é a cadela Dracula, que acompanhava o grupo. Ela abandonou os palcos no ano passado, aos 13 anos de idade.
Isabelle Sage, empresária do grupo, conta que esta será a última vez que o trio encena este espetáculo. Assim que voltar para a França, começa a pensar em outro show.
Ela diz que, embora o espírito do espetáculo atual seja francês, o show pode ser apresentado em qualquer parte do mundo e se adaptar a qualquer cultura, já que a linguagem circense é universal.
A trupe já testou seu show nos cinco continentes. Eles fazem parte do ``Clowns sans Frontiére" -organização que reúne grupos circenses para atuar em zonas de conflito. Foi isso que os levou à Faixa de Gaza (Oriente Médio), onde se apresentaram em um campo de refugiados.

Espetáculo: Ça n'a Pas Été Facile!
Artista: Les Cousins
Onde: Teatro Aliança Francesa (r. General Jardim, 182, tel. 011/255-9596)
Quando: hoje e amanhã, às 21h
Quanto: R$ 15 e R$ 7 (alunos da Aliança Francesa)

Texto Anterior: Cineasta iraniano leva polêmica às paralelas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.