São Paulo, terça-feira, 16 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa mostra cores mundiais para 98

DA REPORTAGEM LOCAL

A Akzo Nobel PPG está trazendo ao Brasil as cores que devem fazer a cabeça (ou carro) dos consumidores em 1998.
A empresa, resultado de uma recente associação da multinacional de tintas Akzo Nobel e da norte-americana PPG Industries, já está apresentando às montadoras nacionais o Future Classics 98.
Trata-se de um conjunto de mais de 105 cores, desenvolvidas por sete comitês internacionais (Brasil, EUA, Inglaterra, França, Itália, Japão e Alemanha).
``O objetivo do Future Classics é resgatar as cores que fizeram sucesso no passado e fazer uma releitura delas para os próximos anos", explica o supervisor do centro de estilo da empresa, Alex Lair de Amorim, 32.
Ele conta que para a elaboração do Future Classics foram pesquisadas tonalidades de carros antigos, além de coletar informações em vários setores do mundo que trabalham com cores, como a indústria da moda.
Segundo Amorim, a tendência para o mercado brasileiro daqui a dois anos é de se tornar mais colorido, com mais espaço para verde, azul e vermelho (veja quadro com sugestões ao lado).
No Brasil, diz, há o predomínio de cores formais, como branco, preto, cinza e prata, por terem maior valor de revenda.
Antonio Caldeira, 28, especialista em marketing da Ford, diz que o mercado brasileiro é diferente do existente resto do mundo. ``Aqui o carro é um investimento, um patrimônio. Compra-se o carro pensando em revendê-lo."
Ele afirma que, por ano, a Ford lança em média de oito a dez novas cores, resultado de trabalho de seleção que começa geralmente com cerca de 300 tonalidades.
Caldeira explica que uma tonalidade costuma durar entre dois e três anos no mercado. Se tiver uma boa aceitação pode chegar no máximo a seis anos; se não agradar ao público, dura apenas um ano.
Em 94, a Ford fez pesquisa com mais de 400 donos de carros no Shopping Morumbi (zona sul de São Paulo), que avaliaram 50 tons.
Através dessa pesquisa, a Ford selecionou dez cores, que serão lançadas em setembro, sendo quatro tonalidades de vermelho, duas de cinza, de verde e de azul.

Texto Anterior: Castrol traz linha de fluidos sintéticos; O NÚMERO; Volkswagen inaugura unidade em Xangai; Fiat Mille On-Line tem 136 mil inscritos
Próximo Texto: Regular o motor evita poluição e alto consumo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.