São Paulo, terça-feira, 16 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regular o motor evita poluição e alto consumo

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Carros, motos, caminhões e ônibus são os principais responsáveis pela poluição do ar.
A regulagem periódica no motor (pelo menos uma vez por ano), além de diminuir a emissão de gases tóxicos pelo veículo, faz com que ele tenha um melhor desempenho e gaste menos combustível.
Regulado, o motor queima melhor o combustível. Segundo o mecânico Luiz Yoshimura, ao regular o motor de um veículo é necessário fazer uma revisão geral no alternador e bateria.
Devem ser verificados ainda as velas, platinado e cabos de vela; radiador e bomba de água; carburador, bomba de combustível e filtros.
A emissão excessiva de gases poluentes também pode ser consequência de queima de óleo. Mas o mais comum, segundo Yoshimura, é carburador desregulado, filtros e velas com quilometragem ultrapassada e ponto de ignição fora do especificado.
Ele aconselha a regulagem em oficinas capacitadas pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), com equipamentos de medição de gases.
A Grande São Paulo (inclui a capital e mais 38 municípios vizinhos) tem uma frota de 4,3 milhões de veículos, sendo 3,9 milhões de automóveis a gasolina e a álcool e 400 mil ônibus, caminhões e picapes a óleo diesel.
Segundo a Cetesb , essa frota responde por 95,2% do monóxido de carbono (CO) lançado no ar por ano. A Cetesb estima que 90% dos veículos leves e 35% dos pesados rodam desregulados.
Outros poluentes, como dióxido de carbono, poeira inalável e ozona, são expelidos pelos veículos.
Procedimentos como tirar o catalisador, adaptar turbo ou misturar combustível contribuem para que o veículo polua mais.

ONDE SABER MAIS
Cetesb: informações sobre oficinas, tel. (011) 210-1100, ramais 270 e 271.

Texto Anterior: Empresa mostra cores mundiais para 98
Próximo Texto: Vereador "verde" faz manutenção periódica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.