São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Andrade Vieira disputa IPMF com Jatene

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro José Eduardo de Andrade Vieira disse ontem que ``a melhor maneira de esvaziar hospitais é encher a barriga do povo".
Ele quer dividir com o Ministério da Saúde os recursos a serem obtidos com a volta do IPMF (Imposto Provisório sobre Movimentações Financeiras).
O ministro Adib Jatene (Saúde) defende a volta do imposto para cobrir o rombo de R$ 3,45 bilhões previsto para sua área neste ano.
Andrade Vieira disse que a iniciativa da recriação do IPMF partiu do Congresso e que se isso for aprovado ele reivindicará metade dos recursos para a agricultura.
Ele afirmou ter conversado com Jatene sobre a idéia mas não sabe se tem ou não a aprovação de seu colega de ministério. ``Não perguntei", disse.
A possibilidade de o imposto voltar a ser cobrado, através da aprovação de uma emenda constitucional, foi discutida ontem na reunião da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara.
Vieira fez essas afirmações após a posse do novo presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o agrônomo Alberto Portugal, 48.
Portugal ocupou o cargo de secretário-executivo do Ministério da Agricultura e foi ministro interino durante o governo Itamar Franco. Ele é ligado ao governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB), que compareceu à posse.

Texto Anterior: Governadores não lembram
Próximo Texto: Ricupero quer acordo sobre a Previdência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.