São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ricupero quer acordo sobre a Previdência

BRUNO BLECHER
ENVIADO ESPECIAL A ROMA

O acordo concluído na semana passada entre o governo italiano e as centrais sindicais, em torno da reforma previdenciária, deveria servir de exemplo ao Brasil, na opinião do embaixador brasileiro na Itália, Rubem Ricupero.
``Governo e sindicatos elaboraram aqui um projeto de lei para a previdência social que marca a transição da Itália para um novo tipo de economia", disse ele.
Segundo Ricupero, o novo governo de Lamberto Dini demonstrou habilidade para negociar a reforma com os trabalhadores.
``Em vez de forçar a reforma no Congresso, o governo negociou com os sindicatos, sem colocar na mesa um projeto pronto", disse o embaixador.
O projeto de lei, que segue agora para o Congresso, adiou para 2013 a extinção da aposentadoria por tempo de serviço, que na Itália funciona como no Brasil (35 anos para homens e 30 para mulheres).
Uma das novidades do projeto é a aposentadoria para as donas-de-casa. Para Ricupero, o acordo italiano é tão importante quanto o Pacto de Moncloa, fundamental para o processo de redemocratização da Espanha em 77.
Confortavelmente instalado no Palácio Doria Phamphili, sede da Embaixada do Brasil em Roma, Ricupero parece refeito do ``caso da parabólica", incidente que abreviou sua passagem pelo Ministério da Fazenda em 94.

Texto Anterior: Andrade Vieira disputa IPMF com Jatene
Próximo Texto: ACM acusa Itamar de perturbar o país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.