São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professores fazem manifestação

DA SUCURSAL DO RIO

Professores e funcionários das universidades federais sediadas no Estado do Rio vão realizar hoje uma manifestação na Cinelândia (centro) a partir das 14h.
Os funcionários da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e os funcionários e professores da UFF (Universidade Federal Fluminense) estão em greve desde o dia três de maio contra o projeto de reforma constitucional do governo.
Já os professores da UFRJ (cerca de 3.000) decidiram não decretar greve, mas vão paralisar suas atividades durante o dia de hoje. A UFRJ tem 12 mil funcionários em greve.
A UFF emprega mais de 9.000 pessoas entre os funcionários e professores.
Além da reforma constitucional, os servidores das universidades federais pretendem pressionar o Congresso contra o substitutivo do senador Darcy Ribeiro (PDT-RJ) para a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação.
Segundo Fortunato Mauro, diretor da Sintufrj (Sindicato dos Trabalhadores da UFRJ), a proposta do senador tem três pontos que desagradam aos servidores.
São eles: a prova para os recém-formados, a desregulamentação de várias profissões -o diploma seria obrigatório apenas nas áreas da saúde, do direito e da engenharia- e a possibilidade de o governo transformar em fundações as universidades federais (ou parte delas).

Texto Anterior: Falha reunião de conciliação no TST
Próximo Texto: Advogados fazem críticas à desobediência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.