São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 1995
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Atlanta ganhará US$ 5,1 bi com Olimpíada

ANTONIO CARLOS SEIDL
ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA (EUA)

Ao ceder a casa para a comemoração do centésimo aniversário dos Jogos Olímpicos (19 de julho a 4 de agosto de 1996), a cidade de Atlanta, capital da Georgia, no sul dos EUA, vai gerar um impacto de US$ 5,1 bilhões na economia da região.
O impacto econômico é resultado dos gastos para a preparação do evento e dos gastos esperados com hotéis, restaurantes e diversões dos 2 milhões de visitantes, dos EUA e do exterior, que circularão em Atlanta em julho de 1996.
Rick Kiernan, diretor do ACOG (o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Atlanta) diz que cada dólar vai ``girar três vezes" na região durante os Jogos e nas quinzenas imediatamente anterior e posterior aos eventos esportivos em Atlanta.
O impacto econômico será quase três vezes e meia maior do que o custo para a montagem do espetáculo esportivo, de acordo com estudo feito pela Universidade da Georgia.
O estudo prevê um aumento temporário ``significativo" no nível de emprego da região e uma arrecadação de impostos extra de US$ 200 milhões pelo Estado da Georgia.
O orçamento para a realização da Olimpíada é de US$ 1,5 bilhão, incluindo a construção do estádio olímpico e da vila olímpica para 10 mil atletas, a modernização de outros locais esportivos e a promoção do evento.

Recursos
O comitê organizador, uma entidade privada, já arrecadou 80% do dinheiro necessário para pôr em cena os Jogos.
Os recursos são todos provenientes da iniciativa privada: grandes patrocinadores, entre eles a Coca-Cola, Kodak, IBM e Delta Airlines (US$ 40 milhões cada), venda de ingressos e merchandising (comercialização de artigos com a logomarca do evento).
``Queremos arrecadar apenas um dólar a mais do que nosso orçamento, para não precisar do dinheiro dos contribuintes", afirma Kiernan.
Os 11 milhões de ingressos para as competições, que estarão disponíveis em 196 países, começaram a ser vendidos no dia 1º de maio. Foram vendidos 50 mil ingressos apenas na primeira semana.

Investimento externo
Kiernan espera que a modernização e a ampliação da infra-estrutura de Atlanta, uma cidade com cerca de 1 milhão de habitantes, atraiam investimentos estrangeiros para a região.
Ele acredita que a realização dos Jogos Olímpicos permitirá que Atlanta avance da nona posição que ocupa atualmente para um lugar no pódio das cidades de maior crescimento econômico dos EUA.
Para Kiernan, os Jogos Olímpicos vão gerar novos investimentos das grandes empresas multinacionais dos setores de telecomunicações e informática, que aumentarão a vitalidade industrial e financeira da região.
``A diversidade cultural da cidade, que conta com 35 consulados estrangeiros, e a sua posição como eixo de transporte rodoviário, ferroviário e aéreo -contando, inclusive com o segundo aeroporto mais movimentado do mundo- estão entre as credenciais para a atração de investimentos estrangeiros", afirma.
Atlanta e sua área metropolitana já abrigam a sede de grandes empresas, tais como a Delta Airlines, a Nabisco, do setor de alimentação, a UPS, de transporte de encomendas, e a Coca-Cola, fabricante do refrigerante mais conhecido do mundo, inventado na cidade por Doc Pemberton em 1886.
Entre as atrações turísticas de Atlanta, estão o museu da Coca-Cola na cidade (``The World of Coca-Cola"), o Tara Museum -dedicado ao filme ``E o Vento Levou", de 1939, baseado no romance de Margaret Mitchell sobre a batalha de Atlanta (1864)- e a sede da rede internacional de televisão CNN.

O jornalista ANTONIO CARLOS SEIDL viajou aos EUA a convite da Associação Brasileira de Supermercados e da Coca-Cola

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