São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nelson Pereira inaugura série inglesa

AMIR LABAKI
DO ENVIADO ESPECIAL

Cannes-95 dedica ao centenário todo seu tradicional ciclo de retrospectivas, ``Cinema de Sempre" (Cinéma de Toujors).
A principal novidade são os sete episódios inéditos da telessérie organizada pelo British Film Institute para contar a história do cinema pela visão dos cineastas.
Na isolada presença latino-americana no festival deste ano, Nelson Pereira dos Santos inaugura o ciclo nesta sexta com ``O Cinema das Lágrimas".
A trajetória do filme nos EUA vem a seguir nos três capítulos de ``Uma Viagem Pessoal com Martin Scorsese".
Seguem-se Stephen Frears (Grã-Bretanha), Jean-Luc Godard e Anne-Marie Mieville (França), Nagisa Oshima (Japão), Jang Sun-Woo (Coréia do Sul) e Sam Neill (Nova Zelândia).
Ainda comemorando os cem anos do cinema, a Cinemateca Francesa vai apresentar uma versão de uma hora de ``Jeunes Lumires", reunindo exercícios à moda Lumière e Méliès de jovens colegiais.
Duas cópias restauradas reforçam o sentimento nostálgico: ``Nosferatu" (1921), de Murnau, e ``Antes da Revolução" (1963), de Bertolucci.
A grande retrospectiva autoral do ano celebra o coincidente centenário de nascimento do diretor americano John Ford (1895-1973).
Serão 24 filmes, de ``O Cavalo de Ferro" (1924) a ``Sete Mulheres" (1966). Entre as ausências mais importantes estão ``A Longa Viagem de Volta" (1940) e ``Crepúsculo de uma Raça" (1964).
Mas polêmica mesmo é a escolha de ``O Comboio dos Bravos" (1950) para a sessão de gala inaugural de sábado. Vale ao menos a presença prometida dos veteranos protagonistas Ben Johnson e Harry Carey Jr.

Un Certain Regard
Após muitos anos de desvantagem frente à Quinzena dos Realizadores, a mostra ``Un Certain Regard" apresenta neste ano o mais atraente programa dentre os ciclos paralelos. ``Georgia", do bissexto realizador americano Ulu Grosbard, abre o evento amanhã.
Na sexta, Diane Keaton apresenta sua nova incursão como diretora em ``Unstrung Heroes". E Wim Wenders tem no sábado mais uma chance de se recuperar dos recentes fracassos com ``Lisbon Story".
(ALk)

Texto Anterior: Cannes-95 traz vigor do cinema centenário
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.