São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 1995
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Conheça programas para cálculos e jogos

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao contrário dos programas para o ensino de línguas, que podem ser usados sem ajuda, os de matemática são coadjuvantes no palco do professor. Ilustram e exercitam tópicos do currículo escolar.
Nada impede, porém, que os jogos, mais divertidos e desafiantes, frequentem a casa do aluno. Também utilizados na escola, apresentam módulos com graus de dificuldade e atração diversos.
Para crianças acima de dez anos (a partir da 5ª série), os jogos visam mais o desenvolvimento do raciocínio lógico.
É o caso do ``Factory". A base do programa é uma fábrica e três tipos de máquinas. Uma perfura, outra gira a peça e uma terceira desenha traços de três espessuras diferentes. O objetivo é reproduzir a peça pedida -um pentágono inclinado com três furos quadrados, por exemplo- com o menor número de máquinas.
Um outro jogo, ``Divide and Conquer", explora o conceito de divisão. Várias contas de dividir são necessárias para o jogador descobrir códigos secretos.
Também cheio de mistério é o ``Memphis Math". A aventura se passa nas pirâmides do Egito e treina a resolução de equações. Se acertar, o explorador vence o obstáculo. Se errar, é engolido por uma armadilha no chão.
Com investigação e sem castigo, o ``Math Blaster Mistery" treina operações com números primos, divisibilidade, comparação. Tem cinco módulos, mas apenas dois são interessantes.
``What's My Angle?" é outro jogo de desafio. Treina os princípios de óptica, faz o aluno pensar em reflexão da luz, explora a direção e permite ângulos superiores a 180 graus. Um dos módulos interessantes é um jogo de golfe.
Todos esses programas rodam em micros com processadores a partir do 386.
O ``Cabri" corresponde a um caderno, régua, lápis, borracha e compasso. Não propõe nem explica coisa alguma. Mas permite a construção de qualquer figura, desde que se conheçam as propriedades geométricas.
Com o programa, pode-se mudar um triângulo sem alterar o ângulo e ver a relação constante entre catetos e hipotenusa (lados do triângulo).
O ``Cabri" dispõe de um histórico que permite ao professor reconstruir o raciocínio do aluno.
Na mesma faixa, a partir da 5ª série, está o ``Supermaticas". Auxilia alunos com diferentes graus de conhecimento. O que souber menos vai pedir mais dicas, somando menos pontos até o final do exercício. Também permite reconstruir o raciocínio do aluno.
Já o ``Mathcad 5.0" é um superprocessador de cálculos para alunos a partir do 1º colegial. Dado o problema, o programa dá o resultado imediatamente e propõe a reflexão.

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