São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Placa padrão SCSI permite ligar vários discos rígidos

ONOFRE TRINDADE JR.; EDUARDO MARQUES; ANDERSON NICOLAU FERREIRA; MARCOS JOSÉ SANTANA; REGINA HELENA C. SANTANA; NIVALDI CALONEGO JÚNIOR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

O kit de adaptador SCSI Adaptec Master contém uma placa de alto desempenho utilizada para ligação de dispositivos de entrada/saída (discos rígidos, flexíveis, CD-ROM etc.) à placa principal do computador.
Acompanham o produto: programa para a instalação e configuração da interface, um cabo SCSI com conectores para dois dispositivos e uma presilha alternativa para a montagem da placa.
Vêm também os seguintes manuais: ``Guia do Usuário da Série AHA-1.540C", ``Guia de Instalação do AHA-1.540CF/42CF", ``Guia do Usuário para o Jogo do Gerenciador SCSI" e ``Guia do Usuário do EZ-SCSI Adaptec".
A instalação da placa ocorreu sem problemas, auxiliada pela excelente documentação (em bom português) e pelo software ``EZ-SCSI", que simplificou o trabalho de instalação de dispositivos como unidades de CD-ROM.
A AHA-1542CF provê um conector para a ligação dos acionadores de discos flexíveis.
Esse é um recurso importante, pois permite que a placa seja a única controladora de discos do sistema (se o usuário assim desejar) e faz sua instalação física ser tão simples quanto as interfaces padrão IDE convencionais.
Como referência de desempenho para o usuário, foi feita a análise de um adaptador do tipo IDE/ISA (16 bits) -o convencional, usado em micros PC comuns. Utilizou-se um disco rígido do mesmo fabricante e mesma linha do disco usado para teste de desempenho da controladora SCSI AHA-1542CF.
Os resultados obtidos não apresentaram surpresas. A SCSI tem seu melhor desempenho em sistemas multiusuário (um computador com vários terminais).
Isso porque o movimento da cabeça de leitura é otimizado (para as consultas dos vários usuários), reduzindo o tempo de acesso aos dados gravados no disco rígido.
Uma vantagem da placa SCSI sobre a IDE é a grande variedade de dispositivos que podem ser controlados e em maior número (leia texto abaixo).
Apesar de o novo padrão de placas IDE representar uma alternativa de alto desempenho com custo reduzido, a maior versatilidade e o desempenho da placa SCSI em sistemas mais complexos devem determinar sua adoção nesses casos.
A relação custo/benefício é favorável ao produto, desde que suas melhores características sejam efetivamente exploradas pelo sistema de computação ao qual será conectado.
Por exemplo, sua aplicação em computadores que gerenciam recursos de uma rede de computadores é fortemente recomendada.

Colaboraram MARCOS JOSÉ SANTANA, REGINA HELENA C. SANTANA, NIVALDI CALONEGO JÚNIOR.

Para a medição de desempenho foi utilizado o programa ``CheckIt Pro".
O tempo médio de acesso indica o tempo gasto em média para que as cabeças de leitura/escrita se posicionem em um determinado setor de dados do disco.
O tempo de acesso trilha a trilha é o tempo necessário para a mudança de uma trilha para uma outra trilha adjacente.
A taxa de transferência indica quantos bytes por segundo é possível transferir entre o disco e a memória do computador.

Texto Anterior: Soft de iniciação musical apresenta erros
Próximo Texto: Saiba o que é o padrão SCSI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.