São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que é o padrão SCSI

ONOFRE TRINDADE JR.; EDUARDO MARQUES; ANDERSON NICOLAU FERREIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Para que disquetes, CD-ROM e outros dispositivos de entrada e saída de dados troquem informações com a CPU (o processador, ``cérebro" do micro) é preciso que sejam especificadas regras e uma via de comunicação por onde esses dados trafegam (também chamada barramento ou bus).
As vias de comunicação com periféricos mais comuns em micros PC são a IDE (integrated drive electronics), também chamada ATA (AT attachment), e a SCSI (small computer system interface).
A IDE é uma evolução do barramento originalmente utilizado em micros IBM PC, enquanto a SCSI se tornou popular com os micros Macintosh, da Apple.
A transferência de dados na IDE é feita em 16 bits e podem ser controlados até dois discos rígidos.
A máxima velocidade de transferência de dados originalmente era de 4 Mbytes/s e a capacidade dos discos ficava limitada em 528 Mbytes. A IDE evoluiu para um novo padrão (Enhanced IDE ou Fast ATA), que suporta discos de até 8,4 Gbytes e taxas de transferência de 11 Mbytes/s.
A SCSI original (SCSI-1) transfere dados em 8 bits. Sua velocidade é de 5 Mbytes/s. Evoluiu para o padrão SCSI-2, onde a velocidade pode chegar a 10 Mbytes/s.
Há padrões SCSI largos (wide SCSI), com transferências em 16 ou 32 bits, aumentando a taxa de transferência para até 40 Mbytes/s.
Uma das grandes vantagens da SCSI é sua capacidade de controlar até sete unidades de entrada e saída, incluindo discos rígidos, CD-ROM, acionadores de fita e discos ópticos de leitura/escrita.
Para conseguir as altas taxas de transferência de dados possíveis com os novos padrões é necessário que o computador possua um barramento principal rápido.
A SCSI e outras vias dependem do barramento principal do computador, que pode limitar a velocidade de transferência de dados.

Texto Anterior: Placa padrão SCSI permite ligar vários discos rígidos
Próximo Texto: Internet pela universidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.