São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gaúcho assume Receita Federal em São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

O gaúcho Antônio Gilberto da Costa assumiu ontem a Superintendência da Secretaria da Receita Federal no Estado de São Paulo.
Costa substitui Jeferson Salazar, cuja queda era tida, desde meados do ano passado, ora como iminente, ora como remota.
Auditor fiscal no Rio Grande do Sul (onde ocupou o cargo entre 1989 e 1992), Costa passa o dia de hoje reunido com a equipe para se informar sobre a situação fiscal de São Paulo, o Estado que mais gera receita no país.
Jeferson Salazar ocupou por duas vezes a Superintendência da Receita Federal em São Paulo.
Ele assumiu pela primeira vez em 1987, durante o governo do presidente José Sarney, a quem estaria politicamente ligado.
Afastado em 1990, no início do governo Collor, Salazar acabou voltando dois anos depois ao cargo em que permaneceria até sua exoneração, ``a pedido", ter sido publicada na edição de quarta-feira do ``Diário Oficial da União".
Mantendo-se no cargo apesar da desaprovação pública de Osíris Lopes Filho, então secretário da Receita Federal e seu superior, Salazar teve seus poderes quase anulados durante muito tempo.
Seu poder aumentou no final do ano passado, com o afastamento da delegada Rosa Defensor, aliada de Lopes Filho, que na ocasião já havia sido substituído por Sálvio Medeiros Costa.
Além de Sarney, Salazar contaria também com o apadrinhamento de Orestes Quércia. No episódio da demissão de Defensor, Lopes Filho disse que a delegacia dela era responsável pela fiscalização de ``amigos de Quércia".

Texto Anterior: Demitidos de estatais ocupam ministério
Próximo Texto: Artifício produz superávit no Tesouro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.