São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ameaça de demissões preocupa metalúrgicos

DA REPORTAGEM LOCAL

Os juros altos e as medidas de restrição ao crédito adotadas pelo governo para conter o consumo estão levando empresas a dar férias coletivas aos funcionários.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Paulo Pereira da Silva, disse ontem que o próximo passo das empresas pode ser a demissão de empregados.
Ele informou que a Silvânia já deu férias coletivas aos funcionários. Outra empresa, a Caloi, encaminhou o mesmo pedido ao sindicato.
Segundo Paulo Pereira, a Silvânia, que fabrica lâmpadas, tem 300 funcionários. Destes, 120 estão em férias desde 8 deste mês.
A Caloi, fabricante de bicicletas, deu férias coletivas para seus 2.300 funcionários entre 17 de abril e 5 de maio. Agora, a empresa quer dar novas férias, de 5 a 19 de junho (metade dos empregados). Quando estes voltarem, os demais entram em férias.
Paulo Pereira disse que desde novembro de 94 está havendo mais emprego que desemprego. Agora, a preocupação é com possíveis demissões devido aos juros e à retração do consumo.
Por esse motivo, Paulo Pereira disse que pretende conversar com a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e com o governo para encontrar alternativas que evitem as demissões.
O desemprego foi o tema principal da sessão de encerramento do 7º Fórum Nacional, promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), no Rio.
``Há um crescente descompasso entre o crescimento da produtividade e o aumento da criação de vagas no setor moderno da economia", avalia o assessor do Ministério do Trabalho, Jorge Jatobá.

Texto Anterior: Grupo reduz número de empresas
Próximo Texto: Crescimento chega a 10,5% no 1º trimestre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.