São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crescimento chega a 10,5% no 1º trimestre

DA SUCURSAL DO RIO

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu 10,5% no primeiro trimestre de 95, em comparação com igual período de 94, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O PIB é a soma de bens e serviços produzidos no país.
Este foi o maior crescimento trimestral medido pelo IBGE. Mas segundo o economista Almir Cronemberger, coordenador da pesquisa, houve uma ``desaceleração do crescimento da economia brasileira".
No último trimestre de 94, o PIB cresceu 4,8% em relação ao trimestre anterior. No primeiro trimestre de 95, o PIB cresceu 3,1% em relação ao último trimestre do ano passado.
Segundo Cronemberger, a desaceleração deve permanecer no segundo trimestre desse ano.
``Muito em função das medidas anticonsumo e da elevação da taxa de juros, políticas adotadas recentemente pelo governo e que só neste trimestre afetarão os nossos índices", afirmou.
Em fevereiro, o IBGE divulgou uma estimativa de crescimento de 9,1% do PIB trimestral. ``Mas o setor produtivo mostrou grande capacidade de resposta frente aos crescentes estímulos da demanda no período", disse Cronemberger.
Para o economista, quatro fatores explicam o crescimento da economia brasileira: estabilidade de preços sobre a renda disponível, crédito, investimentos e empregos.
Ainda segundo o IBGE, a economia brasileira cresceu 10,7% desde o Real (julho de 94).
No ano passado, o crescimento do PIB foi de 5,7%. A avaliação de Cronemberger é que a produção brasileira cresça menos até o final do ano e o PIB anual fique entre de 6% e 6,5%.
A indústria brasileira cresceu, no primeiro trimestre de 95, 15,5% em relação a igual período do ano passado. Mas em março caiu 0,1% em relação a fevereiro.

Texto Anterior: Ameaça de demissões preocupa metalúrgicos
Próximo Texto: PERDIGÃO; CARREFOUR; MICROEMPRESAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.