São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estatístico do Santos reconhece engano

VALMIR STORTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O estatístico Francisco Mendes Fernandes, 48, reconheceu que o milésimo gol de Pelé aconteceu em João Pessoa, Paraíba, no dia 14 de novembro de 1969.
Reportagem da Folha publicada no último domingo apontou um erro na estatística oficial da carreira de Pelé.
A contagem não havia registrado um gol marcado pelo jogador no Sul-Americano Militar de 1959, no Rio de Janeiro.
A revelação da Folha tira a importância do gol de Pelé sobre o Vasco em 19 de novembro de 1969, no Maracanã -festejado incorretamente como seu milésimo.
O levantamento oficial da carreira do atual ministro de Esportes foi organizado pelo jornalista De Vaney, de Santos, e oficializado pelo clube paulista.
Francisco Fernandes foi amigo de De Vaney, já morto.
A contagem oficial incluiu, ainda, gols marcados em jogos não-oficiais, não reconhecidos pela Fifa (máximo órgão do futebol). Entre eles, estão os da época militar.
``Durante todo o domingo, jornalistas de Santos e de São Paulo me ligaram em casa para pedir minha opinião sobre a reportagem publicada pela Folha", disse.
``Naquele dia só pude dizer que, mesmo sem saber o objetivo do trabalho, eu havia acompanhado uma parte das pesquisas, as que foram feitas no clube."
Francisco Fernandes tomou, na segunda-feira, a iniciativa de ligar para o Rio de Janeiro e falar com arquivistas amigos.
``Os dados que consegui com eles confirmam a matéria publicada. A partir de hoje, para mim, o milésimo gol aconteceu na Paraíba", declarou.
Fernandes é historiador e pesquisador do Santos Futebol Clube. Desde 1988 colabora informalmente com o clube.
``Já trabalhei para várias diretorias diferentes", contou.
Atualmente, ele é o responsável por manter e atualizar o arquivo de futebol, cujo acervo contém quase todas as súmulas dos jogos do clube, desde a sua fundação.
A obrigação de organizar este arquivo era desempenhada por Mário Rodrigues Lamas, morto em 1978.
Como estatístico, o trabalho de Fernandes é pouco divulgado. Normalmente, as consultas acontecem em relação aos clássicos -ele distribui à imprensa o retrospecto das partidas entre as equipes.
Outro trabalho que Fernandes acaba de realizar é a tabulação dos confrontos do Santos com clubes do exterior. O levantamento parte da primeira disputa, em 19 de janeiro de 1917, na Vila Belmiro, contra o Dublin, do Uruguai.
No total, foram 153 jogos internacionais, com 80 vitórias santistas, 28 empates e 45 derrotas.
É em sua casa, em São Vicente, que Fernandes guarda o arquivo que cultiva desde a adolescência.
O estatístico é oficial de Justiça do Estado. A flexibilidade de seu horário de trabalho permite que continue suas pesquisas para encontrar os dados de jogos ainda não-arquivados pelo clube.
``Uma parte de meus problemas é que, numa época, o levantamento foi feito à mão e a letra de quem fazia não era das melhores", diz.

Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Técnico viu gol esquecido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.