São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Yamada faz `ensaio pessoal'

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

``Identidade Refletida" é um ensaio pessoal do fotógrafo Ko Yamada, que, como os retratos brasileiros, também está em exibição na Faap .
Yamada aborda a identidade, tema proposto pelo 2º Mês Internacional da Fotografia, explorando visualmente a questão do auto-conhecimento nos espaços urbanos de Nova York.
Sua visão é representada pela presença de uma modelo oriental, que figura em todas as tomadas.
Sua postura estática foi posicionada em locais da cidade norte-americana, como um estereótipo, que não deixa de remeter à figura do turista japonês posando para uma foto.
Ela está no primeiro plano da foto e faz parte da paisagem, mas, não é notada pelas pessoas que passam nas ruas movimentadas e nos pontos comuns, como parques, postos de gasolina e entrada de museus.
Yamada é professor e trabalha com projetos associados ao Instituto Americano de Fotografia da Universidade de Nova York.
(AMG)

Exposição: Identidade Refletida - Ko Yamada
Onde: Faap (rua Alagoas, 903, tel. 011/824-0233, zona oeste)
Quando: De segunda a sexta, das 10h às 22h; até 18 de junho
Entrada: Franca

Texto Anterior: Brasileiros mostram suas caras
Próximo Texto: Yayoi aposta nos combinados exuberantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.