São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

FHC se nega a refinanciar dívida

WILLIAM FRANÇA
ENVIADO ESPECIAL A NATAL

O presidente Fernando Henrique Cardoso negou na noite de anteontem pedido de refinanciamento da dívida dos Estados do Nordeste com a União.
O pedido foi feito pelo governador do Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves (PMDB), durante jantar com lideranças políticas. Segundo ele, o seu Estado compromete 15% da receita com o pagamento dessa dívida.
FHC respondeu afirmando que a grande dificuldade do governo federal é com os maiores Estados, que são grandes devedores.
Citou o caso de São Paulo, dizendo que se ele aceitasse o pedido do Nordeste teria de estendê-lo também ao seu Estado -o que não era possível, devido ao volume da dívida.
O presidente disse que a melhor forma seria a reaplicação dos recursos em forma de investimento.
Assim, o Estado -à medida que for quitando sua dívida- irá recebendo de volta o pagamento em forma de projetos específicos para ele.
``Não era tudo o que queríamos, mas pelo menos acaba com essa história de rolagem da dívida que vinha `rolando' nos gabinetes de Brasília", disse Garibaldi.
Outro pedido foi para que Fernando Henrique aprovasse a transposição das águas do Rio São Francisco. FHC disse que essa decisão depende de estudos.

Texto Anterior: Lula critica porta-voz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.