São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sandra Bréa diz viver 'amor moral'

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

A atriz Sandra Bréa, portadora do HIV, descobriu em filosofias místicas uma nova forma de se relacionar com o mundo e viver ``o amor moral".
Sandra, 43, afirma que trocou a sexualidade da relação homem-mulher pelo que chama de ``amor por todos os seres".
``A relação do casal e a vida sexual se desgastam. O casal fica amigo. O que vale é amar o homem, a mulher, a pedra, a água, o céu, tudo que existe no mundo", explica.
A atriz diz que está sem namorado. Responde às questões sobre vida afetiva com referências à sua filosofia, que chama de ``Vasto", e diz acreditar num ``amor de compreensão".
Sandra anunciou que tinha HIV em 93 e propôs-se a fazer campanha pela prevenção da doença. Na época, disse ter se contaminado em uma transfusão de sangue.
Hoje, a atriz participa de grupos de estudos e é sempre convidada para palestras sobre a vida do soropositivo. ``Quem tem Aids precisa de apoio moral e carinho. Já temos até um vírus mais grave que o HIV, o Ébola (virus letal que provoca febre hemorrágica). Pode-se morrer de mil coisas", diz.
Sandra vive numa casa em Jacarepaguá (zona oeste do Rio), onde cria uma vaca e uma cadela. É contratada da Rede Globo, mas não tem atuado.
Ela diz que várias vezes sentiu o preconceito contra o soropositivo. ``Minhas amizades passaram por seleção natural. Os verdadeiros amigos continuam com a gente."
Sandra afirma que continua sem apresentar sintomas da doença e se sente mais saudável. Termina a entrevista repetindo que não tem medo de morrer: ``Como vou ter medo da morte? Ela é minha companheira constante. Não se pode ter medo da única coisa que existe de certo na vida da gente", diz.
(FE)

Texto Anterior: Relação contamina mulher
Próximo Texto: Infectado transa com mais de 100 por ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.