São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa eletrônica movimenta 65 mil currículos

PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
EDITORA DE EMPREGOS

Já está funcionando em São Paulo a primeira bolsa eletrônica de empregos do país -Jet Empregos. Com 65,8 mil currículos cadastrados e 197 empresas assinantes, ela computou no mês passado 285 recolocações.
Uma delas foi a do estudante Marco Aurélio Moler, 22, que conseguiu uma vaga de auxiliar administrativo no Colégio São Judas (Mooca, zona leste de São Paulo), com salário de R$ 609.
Desempregado, Marco Aurélio iniciou a maratona atrás de uma vaga em novembro de 1994. ``Respondi anúncios, preenchi fichas, mandei mais de 150 currículos", conta. Só no começo do ano recorreu ao Jet Empregos.
``Foi um pouco demorado. Mas, analisando um a um, é o método mais eficaz e cômodo. O único trabalho que a gente tem é preencher o formulário e esperar."
Para participar do banco eletrônico, o candidato deve comprar um formulário do Jet Empregos nas bancas de jornais (veja quadro abaixo) e enviá-lo pelo correio.
Os dados profissionais do candidato são digitados e ficam por 60 dias à disposição dos assinantes -que fazem consultas e seleção de currículos por computador.
Inaugurado em janeiro, o Jet Empregos só agora contabiliza bons resultados. ``Nossas estatísticas mostram que as recolocações vêm aumentando significativamente"', afirma Sérgio Batista, 37, sócio-diretor da empresa.
Para saltar de 40 (fevereiro) para 285 recolocações, a Jet Empregos passou por algumas adaptações a pedido de seus assinantes -basicamente, agências de empregos, consultorias e empresas.
Uma delas foi o custo. ``É um dos itens que mais pesa em um processo de recrutamento e seleção", afirma Luci Ramalho de Souza, 35, encarregada de recursos humanos da Nissan e assinante da bolsa eletrônica de currículos.
Recentemente, a importadora de carros utilizou o Jet Empregos para preencher vagas de analista de sistemas, instrutor técnico e programador.``Foi rápido e eficaz. O processo, que em geral dura 15 dias, foi resolvido em 3 dias."
A Jet Empregos tem planos de expansão para este ano. O serviço chega ao interior de São Paulo em setembro.

Texto Anterior: Engenharia era primeira opção de pesquisador
Próximo Texto: Estudo ataca "mito da sobrecarga" nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.