São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

Estudo ataca "mito da sobrecarga" nos EUA

Trabalho em casa está diminuindo

DO ``USA TODAY"

O FED (Federal Reserve Bank) de Cleveland, nos Estados Unidos, lançou a polêmica: será verdadeira ou falsa a afirmação que o norte-americano não tem tempo para nada além de trabalhar, comer e dormir?
Falsa, segundo Peter Rupert e Kristin Roberts, que assinam o relatório ``O Mito do Americano com Sobrecarga de Trabalho" do FED. ``Não houve nenhuma mudança real na proporção entre tempo gasto com trabalho e lazer", afirmam.
Na opinião deles, as famílias encontraram meios de mecanizar ou terceirizar os trabalhos caseiros. Resultado: os casais hoje em dia gastam menos tempo com serviços domésticos que há 10 ou 20 anos.
Então, por que as pessoas sentem-se tão encurraladas? Provavelmente, porque estão passando mais tempo no emprego. Em média, o casal trabalha mais de 86 horas semanais -três horas a mais do que em meados dos anos 70.
``É claro que sentimos que corremos demais. Muitos de nós talvez tenhamos trabalhado hoje 12, 14 horas. Mas podemos, a caminho de casa, comprar uma pizza, por exemplo", afirmam Rupert e Roberts.
``Imagine como devia ser a vida há 40 anos, quando a roupa era lavada num dia e só secava no outro, porque ninguém tinha secadora. O fato é que hoje vivemos muito bem."

Tradução de Clara Allain.

Texto Anterior: Bolsa eletrônica movimenta 65 mil currículos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.