São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tradição pesa a favor da equipe de Turim

SÍLVIO LANCELLOTTI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

A Juventus de Turim é infinitamente mais antiga do que o Parma na história do futebol da Velha Bota. A Juve nasceu em 1897. O Parma, em 1913, sob o nome Verdi Foot Ball Club. Apenas se tornou o Parma, mesmo, em 1968.
No seu percurso, a Juve disputou 63 temporadas na Série A, a divisão principal da Itália. Aliás, apenas a ``Velha Senhora" do Piemonte e a Internazionale de Milão (Lombardia) jamais caíram à segunda divisão, a Série B.
O Parma, da Emilia-Romagna, subiu à categoria maior somente em 90, depois que a Parmalat adquiriu o seu ``paccheto azionario", a maioria das suas cotas de participação. No seu percurso na A, o Parma só disputou cinco temporadas na divisão principal.
Em 2.045 pelejas da Série A, a ``Senhora" ganhou 1.055, empatou 587 e perdeu 403. Realizou 3.520 tentos. Sofreu meros 1.944. O Parma, 167 jogos, ganhou 74, empatou 53 e perdeu 40. Anotou 211 gols e concedeu 154.
No confronto direto, sorte da ``Senhora", domina o desequilíbrio. Pelo campeonato do país, a Juventus ganhou cinco partidas, empatou duas e perdeu outras duas. A Juve, a propósito, está invicta em seus domínios: três sucessos e uma igualdade.
Como se definem os estilos de atuar dos times em confronto? A Juve não disporá do seu melhor zagueiro, o alemão Juergen Kohler, contundido, distensão. Pior, estão em condições duvidosas o líbero Massimo Carrera, recém liberado da enfermaria, e o volante português Paulo Souza, um corte fundo junto ao joelho.
Pelo Parma, dificulta a escalação o armador Brolin, que fraturou um tornozelo em 94 e não resiste a mais de 45 minutos de cotejo.

NA TV
TVA-ESPN, às 10h50; Manchete, VT, às 12h25

Texto Anterior: Times lutam por vaga na Uefa
Próximo Texto: New York e Indiana jogam por vaga hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.