São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
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Líder da VW ajudou a SS

SILVIA BITTENCOURT
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE BERLIM

O engenheiro Heinrich Nordhoff (1899-1968) assumiu em 1948 a direção da Volkswagen e colocou em prática o velho plano de fabricar um ``carro do povo".
Sete anos depois, a empresa já comemorava a produção do milionésimo Fusca.
Poucos sabem que o fomentador do Fusca -criado originalmente em 45- teve uma função importante na guerra e por isso virou tema da exposição em Berlim.
Nordhoff aperfeiçoou os caminhões militares usados pela SS e pelo Exército alemão nas suas ofensivas-relâmpago.
Esses caminhões serviram, entre outras coisas, para o carregamento de armas.
Apesar de ter cooperado com os nazistas, Nordhoff ficou conhecido como o ``rei do automóvel" e recebeu até morrer, em 68, dezenas de condecorações.
O ministro das Comunicações de Hitler, Wilhelm Ohnesorge (1872-1962), inaugurou a primeira estação de TV do mundo.
Além disso, dedicou-se à criação de uma ``telebomba", que seria instalada em aviões para observar os movimentos de tropas inimigas ou mesmo em uma bomba que, através de sensores óticos ou térmicos, visualizassem seu alvo.
A ``telebomba" não foi empregada. Havia problemas na própria concepção do projeto e os responsáveis menosprezaram dificuldades de produzi-la.
Terminada a guerra, Ohnesorge foi julgado e absolvido. Aposentou-se com uma alta pensão.
A exposição também mostra as carreiras de Walter Schneider (1898-1945), um dos diretores da empresa de transportes coletivos de Berlim, e do ministro dos Transportes Julius Dorpmueller (1869-1945) que aperfeiçoou o sistema ferroviário alemão.
(SB)

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