São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

Flávio Varani toca 24 prelúdios de Chopin

JOANA GELPI MARCONDES
DA REDAÇÃO

Recital: Flávio Varani
Quando: hoje, às 11h
Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 011/251-5644)
Quanto: entrada franca

O pianista clássico Flávio Varani apresenta recital seguido de aula pública hoje, às 11h, no Masp. A apresentação faz parte da série ``Magda Tagliaferro".
O pianista preparou para esta apresentação os 24 prelúdios de Chopin.
``Escolhi estas peças por alguns motivos, entre eles por ter feito um curso com a pianista Magda Tagliaferro, no qual executei os quatro últimos prelúdios, e por ter ganho o Concurso Internacional Chopin de Mallorca com estas peças", conta Varani.
Ao final da apresentação, que deve durar aproximadamente 40 minutos, o pianista faz uma pequena palestra explicando o porquê da escolha da peça, o que ela significa, em que contexto foi produzida, entre outras coisas.
``A música clássica deve ser entendida como um texto interpretado por atores", diz Varani. ``E isso deve ser contado ao público, temos que explicar o que esses `textos' querem nos dizer", acrescenta.
Logo depois, alguns alunos sobem ao palco para uma aula aberta. O público pode participar desta aula como ouvinte.
``Para o concertista esta é uma forma de compartilhar o saber, é a hora da comunicação entre os três pontos: público, intérpretes e concertista", explica Varani.
``Esse estilo de aula-recital começou nos anos 40, com a pianista Magda Tagliaferro", conta a presidente da Fundação Magda Tagliaferro, Leda Figueredo Ferraz. ``O que fazemos é dar continuidade ao trabalho iniciado por Magda", continua ela.
O objetivo maior da série ``Magda Tagliaferro" é ``mostrar ao público leigo a cultura que envolve a música, contextualizar o ouvinte, fazendo-o escutar a música e depois entender o que foi executado", diz Fábio Caramurú, produtor-artístico da fundação.
Flávio Varani começou a tocar com sete anos. Aos oito, tocou com a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho. Ele foi bolsista em Paris, onde teve aulas com Magda Tagliaferro.
Atualmente, mora nos Estados Unidos onde é catedrático da Oakland University. O pianista também é diretor-artístico da Academia Internacional de Música de Câmara da Alemanha.
Este é o terceiro concerto da série ``Magda Tagliaferro", que preparou ainda para este semestre nove apresentações. Entre os pianistas convidados, estão nomes como Eudóxia de Barros, Caio Pagano e Osmar Barutti.

Texto Anterior: 'Chapeuzinho' em pele de lobo não convence
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.