São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo tem base nos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

O estudo sobre publicações e citações de brasileiras obtido pela Folha foi feito a partir de uma base de dados do ISI (Instituto para a Informação Científica), dos EUA.
Só entraram na lista cientistas com mais de 200 citações entre 1981 e 1993.
Fundado em 1960, o ISI é a instituição privada mais conhecida no mundo por seu trabalho de indexação de publicações científicas.
Utiliza dois critérios principais para escolher as revistas que compõem seu acervo.
O primeiro é a periodicidade, ou seja, se as revistas conseguem manter suas metas de data de publicação. O segundo é o impacto de uma revista, isto é, se os trabalhos publicados estão sendo citados por outros cientistas.
A base usada para compor a lista de pesquisadores brasileiros inclui cerca de 7.500 revistas científicas, nacionais ou não, de todas as áreas.
Assim, são avaliadas desde as chamadas ``hard sciences" (``ciências duras", que trabalham com pesquisa básica) até ciências humanas e artes.
Entre as publicações, cerca de 5.000 são de ``hard sciences" e 2.500, de ciências humanas ou artes.
O período coberto pelo levantamento, 1981 a 1993, deixa de fora as citações de cientistas que tenham publicado trabalhos em anos anteriores.

Texto Anterior: A LISTA DOS PRODUTIVOS
Próximo Texto: Pesquisador nº 1 do país é argentino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.